A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024 aconteceu neste domingo (11). O evento foi usado por muitas marcas como uma forma de se promover. O Datafolha realizou um estudo com os brasileiros para saber quais as empresas que mais marcaram os telespectadores durante as transmissões dos jogos.
A Coca-Cola, que é uma patrocinadora histórica do Comitê Olímpico Internacional (COI) e das Olimpíadas de Paris, foi a marca mais lembrada pelos brasileiros, sendo citada 57% entre os entrevistados. Em seguida, a Vivo, patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, é a segunda mais lembrada, com 40% das citações.
O Top 3 é completado com a Samsung, que também teve 40% das citações. A empresa é outra patrocinadora do COI, e teve um destaque grande ao longo da competição por causa de uma variedade de ações, como a oferta de um smartphone para que os campeões Olímpicos fizessem selfies com as medalhas, diretamente do pódio.
O ranking das marcas mais citadas no estudo são:
- Coca-Cola – 57%
- Vivo – 40%
- Samsung – 40%
- Havaianas – 34%
- Visa – 27%
- Toyota – 24%
- Corona – 14%
- Panasonic – 11%
- Azul – 9%
- P&G – 7%
- Estácio – 6%
- Medley – 5%
- Ômega – 5%
- Allianz – 4%
- Bridgestone – 4%
- XP – 3%
- Airbnb – 3%
- Alibaba – 1%
- Outras respostas 1%
Sobre a pesquisa
Para realizar o estudo, o Datafolha entrevistou 1.274 brasileiros, a partir de 16 anos, sendo 64% da amostra formada por homens e 36% por mulheres. As entrevistas foram realizadas entre os dias 5 e 8 de agosto com pessoas de todas as regiões do país.
Aqui, foi realizada uma pesquisa estimulada, onde os entrevistados receberam uma lista de marcas que são patrocinadoras do COI e do COB e que estejam, de forma oficial, associadas às Olimpíadas.
Depois, as pessoas poderiam citar de forma espontânea as marcas que mais associam as Olimpíadas. Nesse método, a marca mais citada foi a Nike, que não foi patrocinadora oficial do evento, com 26% das citações. Em seguida veio a Adidas, que recebeu 24% das menções. A Coca-Cola foi citada novamente, e ocupou o terceiro lugar do ranking (21% das citações).
O ranking ficou da seguinte forma:
- Nike – 26%
- Adidas – 24%
- Coca-Cola – 21%
- Havaianas – 9%
- Olympikus – 7%
- Samsung 7%
- Vivo – 7%
- Corona – 5%
- Banco do Brasil, Toyota, Panasonic, Puma, Visa e Penalty – 3%
- Heineken, Azul, Allianz, Itaú, Claro, Caixa Econômica Federal, Rede Globo e Riachuelo – 2%
- Renner, Brahma, Airbnb, P&G e Medley – 1%