19/11/2024

Quatro capitais terão qualidade do sinal 4G e 5G medidos na próxima semana

Por meio da Blitz da Telefonia Móvel, os serviços das operadoras serão avaliados em Curitiba (PR), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES).

Entres os dias 26 e 30 de agosto, o Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), passará com a Blitz da Telefonia Móvel em quatro capitais do país: Curitiba (PR), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES). A iniciativa vai fazer a medição da qualidade dos sinais de 4G e 5G oferecidos pelas operadoras das cidades.

Foto: Kayo Sousa/MCom

Em cada uma das cidades, haverá medição em 20 pontos, utilizando seis aparelhos celulares, sendo três deles travados na tecnologia 4G e outros três em modo free, ou seja, captando sinais de 3G, 4G ou 5G. Na ação, são avaliados se o serviço das operadoras estão com níveis de qualidade adequados, sendo que a velocidade mínima do 4G deve ser 4G de 10 Mbps, de 100 Mbps para o 5G.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explica que o objetivo da Blitz é fazer com que as operadoras melhorem a prestação do serviço.

“Nós aumentamos os parâmetros de qualidade e estamos cobrando isso das empresas. Nós queremos também combater as diferenças regionais, pois a cobertura da telefonia móvel precisa ser boa em todos os estados”, afirma.

Curitiba

Na capital do Paraná, 22 pontos serão analisados. Os técnicos da Anatel vão passar pelas praças Rui Barbosa e Nossa Senhora de Salete; pelos terminais de ônibus Santa Cândida, Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e Sítio Cercado; pelos parques Barigui e Tingui; pela Rua das Flores, Jardim Botânico, Santuário da Nª Srª Perpétuo Socorro, Trevo do Atuba, Aeroporto Afonso Pena (São José dos Pinhais), Cidade Industrial de Curitiba, Bosque São Cristóvão – Stª Felicidade, Cruz do Pilarzinho, Horto Municipal da Barreirinha, Avenida Anita Garibaldi, Linha Verde, Shopping Palladium e Detran.

Goiânia

Na capital, a Blitz da Telefonia Móvel passará pelas seguintes localidades: Praça Cívica, Tribunal de Justiça, as praças A, Universitária e Tamandaré; a Rua 44; o Aeroporto Santa Genoveva; os parques Flamboyant, Vaca Brava e Areião/Hugo; o Paço Municipal; Buriti Shopping; os terminais Bandeiras e Pelágio; o Passeio das Águas; o Campus Samambaia da UFG, o Detran, o Campus II da PUC/GO, além da Câmara Municipal e da Avenida T-63 com a Avenida 85.

Manaus

Em Manaus, a Blitz passará pelos aeroportos de Ponta Pelada e Internacional Eduardo Gomes; estádios Ismael Benigno “Colina” e Carlos Zamith; Porto da Ceasa, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Teatro Amazonas, Prefeitura, sede do Governo, Vila Olímpica de Manaus, Sambódromo – Flores, Arena da Amazônia, Anfiteatro da Ponta Negra, Terminal de Interação da Cidade Nova, Feira do Produtor (Zona Leste), Museu da Amazônia, Parque Gigantes da Floresta, Centro Integrado de Comando e Controle e UFAM.

Vitória

A medição ocorrerá na Ilha da Caieiras, Santo Antônio/ Bela Vista, Mario Cypreste, Centro / Parque Moscoso, Forte São João, Bairro de Lourdes, Maruípe, Praia do Suá, Ilha do Boi, Praia do Canto, Itararé, Ufes, Jardim da Penha, Jabour, República, dois pontos distintos no Jardim Camburi, Santa Marta, Penha e Estrelinha.

“Após as medições, as operadoras serão notificadas para definirem um Plano de Ação para a cidade fiscalizada, visando realizarem melhorias na prestação do serviço. Depois de seis meses, a Anatel e o Ministério das Comunicações retornam ao local para realizar novo levantamento e avaliar se as melhorias foram implementadas”, afirma o secretário de Telecomunicações da pasta.

ViaMCom

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários