Nesta quarta-feira (14), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério das Comunicações (MCom) realizou a Blitz da Telefonia Móvel no Rio de Janeiro. A fiscalização foi realizada em um dos 23 pontos da região metropolitana que terá a qualidade dos serviços móveis analisados pelos órgãos.
A Blitz da Telefonia Móvel busca identificar possíveis problemas na cobertura móvel dos serviços prestados pelas operadoras de telecomunicações. Analisando a qualidade e sombras com baixa conexão. O Rio de Janeiro é a 12ª região a receber a fiscalização desde quando o programa foi implementado, em 2023.
Até sexta-feira (16), os técnicos da Anatel passarão pelo Sambódromo; prefeitura; pelos estádios Maracanã, Nilton Santos, Luso Brasileiro e São Januário; por pontos turísticos como o Cristo Redentor e os acessos ao Pão de Açúcar e Urca.
Os aeroportos Santos Dumont e Galeão também receberão a blitz. Depois segue para o Terminal BRT Recreio, Rocinha, Ilha do Fundão, Parque Olímpico (Barra), Posto 12, Rio Centro, BRT Mato Alto, Pontal Oceânico e Shopping Barra World.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, conta que os parâmetros de qualidade estão mais rígidos, e as operadoras estão sendo cobradas. Agora, o índice de cobertura com níveis de qualidade adequados passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.
“A Blitz da Telefonia Móvel ocorre nas regiões com o maior índice de reclamações, que foram identificadas por meio das reclamações de consumidores. Nosso objetivo é fazer com que as empresas entreguem o que é prometido à população, para que haja conectividade de qualidade”, afirma o ministro.
De acordo com secretário de Telecomunicações do MCom, Hermano Tercius, a fiscalização vai analisar o serviço móvel em toda a cidade, dividindo essas regiões. “Queremos ver em cada área, que é o detalhe, porque na média pode ser bom, mas pode ser que em algumas regiões seja necessário fazer alguns ajustes pontuais e melhorar a qualidade naquela região específica”, afirmou.
Sobre a Blitz da Telefonia Móvel
A iniciativa é uma resposta do MCom aos problemas no serviço relatados em todo o país. Faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR.
Após a fiscalização, a Anatel elabora um relatório sobre o que foi identificado. Este documento é enviado para as operadoras, que devem apresentar propostas de melhorias na rede.