A Sony anunciou um aumento de 10% em seu lucro operacional no trimestre de abril a junho, totalizando 279 bilhões de ienes (1,9 bilhão de dólares), superando as estimativas de 275 bilhões de ienes dos analistas consultados pela LSEG. O resultado foi impulsionado pelos negócios de sensores de imagem e jogos.
O impacto do câmbio e o aumento das vendas triplicaram o lucro do negócio de sensores de imagem da Sony para 36,6 bilhões de ienes. O grupo, que abrange música, filmes, games e chips, elevou sua previsão de lucro anual em 3%, para 1,3 trilhão de ienes, impulsionado pelas taxas de câmbio.
Os mercados financeiros passaram por turbulências nos últimos dias devido a dois eventos significativos. Primeiro, o Banco do Japão aumentou a taxa de juros, uma medida que pode impactar a economia global. Em seguida, os dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos mostraram fraqueza, aumentando os temores de uma possível crise.
Essas preocupações foram destacadas pelo presidente da Sony, Hiroki Totoki, durante a reunião sobre o balanço da companhia. Ele afirmo que estão preocupados com as flutuações repentinas nas taxas de câmbio e com a possibilidade de desaceleração econômica.
“Estamos extremamente preocupados com as flutuações repentinas nas taxas de câmbio e com a possibilidade de desaceleração econômica, especialmente nos Estados Unidos.”
O recente aumento do iene levou investidores a reconsiderarem as perspectivas das multinacionais japonesas, já que a moeda fraca havia beneficiado muitos exportadores importantes. A Sony, por exemplo, estimou uma taxa de câmbio de cerca de 145 ienes por dólar para o ano. Na quarta-feira, o dólar estava em torno de 147 ienes, mas no início de julho, a moeda japonesa alcançou seu nível mais baixo em 38 anos, com o dólar chegando perto de 162 ienes.
No primeiro trimestre, a Sony vendeu 2,4 milhões de PS5, menos que no ano anterior, mas teve aumento no lucro dos games. A empresa espera vender 18 milhões de unidades neste ano fiscal, contra 20,8 milhões do ano anterior. O setor de games enfrenta altos custos e dificuldades de preços, com a desenvolvedora Bungie cortando quase um quinto de sua equipe. O lucro da divisão de música cresceu 17%, enquanto o lucro dos filmes caiu 29%.