Taxa surpresa ou um golpe inesperado? Nesta semana, muitos brasileiros foram surpreendidos com uma modalidade um tanto quanto elaborada de golpe. Dessa vez envolve os Correios e as taxas sobre compras internacionais. Usa meios como mensagem de texto, página na internet e, claro, um código Pix. Entenda como funciona e fique alerta sobre esse assunto.
A artimanha andou pegando de surpresa os mais inexperientes em compras e universo online e até mesmo influenciadores digitais que estão acostumados a fazer pedidos internacionais online. Confira detalhes abaixo.
Golpe do SMS dos Correios
Embora seja bem elaborado pelos criminosos, o golpe é extremamente simples para a vítima. Uma mensagem de texto alerta sobre taxação de uma compra, se coincidentemente você tiver feito, vai no link, afinal a ansiedade é grande demais para receber o produto e entender o que houve.
Ao acessar o link uma página “perfeita” dos Correios abre e pede o seu CPF. Você o mais rápido preenche. Logo aparece aquela tradicional linha do tempo e o último status é que sua encomenda foi parada na alfândega por problemas com imposto. Mas há uma solução simples: pague a taxa de importação!
Selecione mais outro link e vá para ele, o código do Pix. É só copiar e colar. Uma falsa mensagem de confirmação avisando que será enviado algo por e-mail e pronto. Menos algum valor na sua conta.
Veja o relato que essa influenciadora postou no Instagram:
O golpe está sendo aprimorado
Após o assunto se popularizar nas redes sociais, outras pessoas começaram a compartilhar que há novas atualizações do crime online, veja alguns relatos:
Os Correios por sua vez já emitiram nota sobre o assunto, alertando sobre o caso e orientando sobre medidas de segurança. A empresa tem o costume de fazer alertas oficiais via SMS, porém fez a recomendação do uso do site e aplicativo para evitar problemas posteriores.
Veja a nota da instituição:
“Os Correios alertam sobre a disseminação de mensagens falsas que usam o nome e a marca da empresa de forma indevida.
Essas mensagens falsas chegam por SMS, e-mail ou por WhatsApp informando a necessidade de pagamento de taxa para liberação de uma encomenda, com um link que leva a uma página falsa com a logomarca dos Correios, para que o pagamento seja feito.
Para não cair em golpes, o ideal é que os clientes baixem o app dos Correios para acompanhar suas entregas. No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços.
Também é indicado verificar o site da empresa (www.correios.com.br) e os perfis nas redes sociais para obter informações oficiais.”