18/11/2024

TIM lança plataforma para capacitar colaboradores em Inteligência Artificial

AI Academy foi desenvolvida em parceria com empresas como Exame, FIAP, Alura, Google, Microsoft, entre outros.

Nesta terça-feira (13), a TIM lançou AI Academy, sua plataforma de educação que visa capacitar seus cerca de 10 mil colaboradores em Inteligência Artificial. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com grandes empresas do ecossistema de Educação e AI, como: Exame, FIAP, Alura, Google, Microsoft, entre outros.

Foto: Pixabay/TELETIME

A academia fornecerá jornada de aprendizagem multiformatos em temas comportamentais e técnicos. E terá cursos online, lives, workshops, e ações práticas e imersivas, como o HackaTIM e bootcamps. O objetivo é capacitar os profissionais com habilidade para uso da tecnologia e assim alavancar os desafios do negócio.

Segundo Maria Antonietta Russo, vice-presidente de recursos humanos da TIM, a iniciativa reforça que investir no desenvolvimento dos colaboradores em competências que suportam os desafios do futuro faz parte da estratégia da tele.

“Estamos sendo protagonistas em oferecer programas de qualificação, como a Data e a Agile Academy, lançadas nos últimos meses, e agora a AI Academy, que chega para preparar nossos colaboradores em habilidades técnicas e comportamentais essenciais para as transformações que a inteligência artificial vai gerar no mundo do trabalho e na sociedade”, diz a executiva.

A AI Academy é mais uma iniciativa que integra a Onda Digital, um movimentod a companhia para alavancar as competências digitais, segundo a executiva. A capacitação vai englobar diferentes públicos dentro da TIM, incluindo desde os times técnicos de engenharia e tecnologia, todo o time profissional, liderança e executivos, além das equipes Lojas e Relacionamento com o Cliente.

A CIO da TIM, Auana Mattar, afirma que “É uma iniciativa importante para capacitar nossos colaboradores a interagir com as principais tecnologias de mercado e estimular o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais nesse novo cenário que se desenha, onde a AI atua de fato como um copiloto do humano, permitindo que as pessoas se dediquem a atividades que demandam maior criatividade e engajamento entre elas“.

Inteligência Artificial na TIM

A tecnologia já é usada pela operadora. Por exemplo, a IA é utilizada no Atendimento ao Cliente, gerando eficiência e resolvendo problemas reais, com foco especialmente nos feedbacks dos próprios usuários.

A assistente virtual TAIS (sigla para TIM Artificial Intelligence System), desde que foi implementada pela operadora, já registrou mais de 158 milhões de interações. A ferramenta tem, em média, 76% de assertividade (sem atendimento humano) para compreender o contexto das conversas.

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