10/08/2024

TIM libera troca de chip físico para eSIM via canais digitais

Operadora espera incentivar a adoção do chip virtual pelos clientes, além de ver como uma entrada de adesão ao 5G.

Os clientes da TIM agora poderão converter seu chip físico convencional por eSIM. A operadora, com o objetivo de trazer mais praticidade para os usuários, passou a permitir a conversão do chip por meio de seus canais digitais. Com isso, a tele espera estimular a adesão do chip virtual.

No entanto, a conversão de chip físico para eSIM está disponível apenas para usuários dos planos pós-pago na modalidade TIM Black e TIM Black Família. Outros planos, como o Pré e Controle, ainda precisam ir a uma loja física para fazer a operação. Com isso, os clientes TIM Black e TIM Black Família já podem converter seu chip convencional pelo virtual pelos canais digitais de forma totalmente gratuita.

Segundo o diretor de Dados da TIM, Bruno Vasconcellos, a base de celulares compatíveis com eSIM ainda é pequena no Brasil, cerca de 15%. Já entre os clientes pós da operadora, esse número sobe para 40%.

“Implementamos uma jornada totalmente digital e responsável para efetuar as trocas para o eSIM, com foco em simplificação e conveniência”, destacou o executivo, em evento organizado pelo site Mobile Time, nesta quinta-feira (08).

A TIM também espera que a adesão ao eSIM estimule a adesão de clientes ao 5G. “Com o 5G standalone, o cliente tem uma experiência melhor. Então, estimulamos a base a trocar para chip 4G ou 5G – e isso pode ser feito de forma remota caso o aparelho seja compatível com eSIM”, disse. “O eSIM é caminho para ele [cliente] ir para o 5G”, completou.

Como migrar do chip físico para eSIM

Para converter o chip, os clientes pós-pago da operadora precisam acessar a página TIM Troca Chip (com os dados móveis ativados e o Wi-Fi desligado). O portal verifica a compatibilidade do smartphone com a tecnologia.

A TIM reforça que os clientes Controle também podem converter seus chips, mas é necessário ir a uma loja física, além de que o processo pode gerar uma cobrança.

Vale ressaltar que, em relação às outras operadoras, como Claro e Vivo, a TIM ainda está um pouco atrasada, pois as concorrentes não restringem a conversão a clientes de planos pós-pago. Além disso, ainda permite o processo diretamente pelos Ajustes do iOS.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários