A partir de 1º de abril de 2025, a Vivo terá um novo modelo de emissão de notas fiscais de serviços de comunicações e telecomunicações: a Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom). O modelo passará a ser obrigatório para todas a empresas contribuintes de ICMS voltadas para telefonia, TV a cabo, TV aberta, Internet e rádio.
Para isso, a operadora contratou a Inventti, empresa brasileira de tecnologia especializada em soluções para documentos fiscais eletrônicos. Contratou também a Oobj, referência no Brasil em inteligência fiscal, que irão realizar a emissão de notas fiscais no padrão NFCom.
A NFCom foi instituída em outubro de 2022 para substituir as Notas Fiscais de Serviço de Comunicação (modelo 21) e de Telecomunicações (modelo 22). O objetivo principal da medida é proporcionar visibilidade em tempo real às autoridades tributárias, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes.
A obrigatoriedade deverá causar impactos em todas as empresas do ramo, que precisarão atravessar um período de adaptação ao novo modelo para garantir os ajustes em seus atuais sistemas de billing e demais operações que envolvam os atuais modelos de documento. Também precisarão garantir sua correta integração com o FISCO e validação de cadastros de clientes.
Inventti e Oobj
Patricia Razzolini Orn, diretora de Tecnologia Financeira e Corporativa da Vivo, conta que “Essas parcerias estratégicas nos permitem atender à nova exigência fiscal (NFCom) com a robustez necessária que o tema exige”.
“Contamos com a experiência que a Inventti e a Oobj já possuem nesse mercado e os aspectos relacionados à alta disponibilidade e escalabilidade, em função do alto volume de notas que precisarão ser emitidas num curto período de tempo. A expertise dessas empresas fortalece nosso foco em soluções inovadoras e eficientes. Juntos estamos prontos para enfrentar os desafios do setor”, afirma.
Tibério Valcanaia, fundador da Inventti, defende que é essa mudança “pode também ser uma excelente oportunidade para melhorar processos internos, muitas vezes descentralizados e ainda não automatizados. É o momento certo para investir em otimizar diferentes sistemas de billing, agilizando processos contábeis, aproveitando-se da captura dos dados em tempo real e até mesmo resultando em ganhos futuros, com redução de custos e maior transparência nas emissões fiscais e tributárias”.
Para Hugo Ramos, CEO e cofundador da Oobj, “antecipar-se à obrigatoriedade da NFCom é essencial para evitar interrupções operacionais, pois ela afeta diretamente o dia a dia das empresas. Identificar e corrigir gaps operacionais com antecedência previne problemas futuros”.
“A adaptação envolve a gestão de grandes volumes de emissões e comunicação, exigindo preparação detalhada, incluindo saneamento cadastral e ajustes em sistemas de billing e ERP. Contar com uma empresa especialista em mensageria é crucial. Iniciar o processo de implementação antecipadamente e realizar testes de homologação são medidas importantes para garantir conformidade fiscal, melhorar a eficiência operacional e aumentar a transparência nas emissões fiscais”, completa.