A companhia aérea United Airlines anunciou um acordo com a Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, para fornecer Wi-Fi de alta velocidade em toda a sua frota de aeronaves, gratuitamente. A partir de 2025, os passageiros da United terão acesso à internet do portão de embarque ao portão de desembarque, permitindo conexão constante durante todo o voo, em todas as rotas da companhia.
O novo serviço de Wi-Fi, que estará disponível em mais de 1.000 aeronaves, promete garantir conectividade a bordo em áreas onde o sinal de celular ou Wi-Fi convencional geralmente não funciona bem, como sobre oceanos e regiões remotas. A United será a primeira grande companhia aérea dos EUA a adotar o sistema Starlink nessa escala, com a implementação completa prevista para os próximos anos.
O que muda para os passageiros?
Com o Wi-Fi da Starlink, os passageiros da United poderão acessar a internet para realizar atividades comuns, como navegar em redes sociais, assistir a vídeos em serviços de streaming, fazer compras online ou jogar, diretamente nas telas dos assentos ou em dispositivos pessoais. O serviço permitirá a conexão de múltiplos dispositivos ao mesmo tempo, sem custo adicional, o que pode ser uma vantagem para quem gosta de manter vários aparelhos conectados durante o voo.
Gwynne Shotwell, Presidente e Diretora de Operações da SpaceX, explica que o acordo com a United permitirá que os passageiros utilizem a internet de alta velocidade durante todo o trajeto, o que inclui áreas que, até então, eram inacessíveis para sinais tradicionais.
Outras utilidades do Wi-Fi da United Airlines
Além de melhorar a experiência para os passageiros, o Wi-Fi Starlink também beneficiará os funcionários da United, como pilotos, comissários de bordo e agentes de portão, que utilizam dispositivos móveis para gerenciar operações e prestar atendimento. A conectividade a bordo pode ajudar especialmente em situações remotas ou quando os serviços terrestres são interrompidos, como em eventos climáticos ou quedas de energia.
A United Airlines, que já possui um dos aplicativos mais baixados entre as companhias aéreas, espera que a conectividade aprimorada amplie o uso de suas ferramentas digitais, como o “Agent on Demand”, que permite assistência ao cliente por vídeo ou mensagem de texto durante o voo, e o “ConnectionSaver”, que ajuda os passageiros a fazer conexões em voos de forma mais eficiente.
Quando o serviço estará disponível?
A previsão é que os primeiros testes comecem no início de 2025, com voos comerciais já utilizando o serviço no final do mesmo ano. “Tudo o que você pode fazer em terra, em breve poderá fazer a bordo de um avião da United a 35.000 pés”, comenta Scott Kirby, CEO da United.