05/01/2025

Smartphones Sustentáveis que Duram mais de uma Década: Um Sonho Impossível?

Smartphones com maior durabilidade são o sonho de milhões de consumidores. Será que este sonho ainda pode se realizar? Saiba mais aqui.

As questões ambientais são cada vez mais relevantes e o debate sobre a durabilidade dos smartphones é mais do que essencial. Afinal, há mais de 15 bilhões de mobile devices (dispositivos móveis) no mundo todo.

Em 2022, mais de 6.6 bilhões de pessoas ao redor do mundo possuem smartphone, o que representa 83.32% da população mundial. Então, já que este é um dos aparelhos mais acessíveis do mundo, por que ele não pode (e não deveria) ter maior durabilidade?

Obsolescência programada

Será que dá para melhorar a durabilidade e a vida útil dos smartphones? A resposta para esta pergunta envolve a obsolescência programada.

Ela é um conceito que define que as dinâmicas de produção são feitas para que as coisas, em geral, se desgastem mais rapidamente, o que gera uma demanda contínua de novos aparelhos e injeta mais dinheiro para as corporações.

E este fenômeno também é observado em smartphones. A Apple, por exemplo, é muito criticada pela baixa durabilidade dos aparelhos e por realizar de forma sistemática uma inutilização forçada de seus produtos, principalmente por meio de redução de autonomia de bateria e exclusão de atualização para as versões mais antigas do iOS.

Nós podemos dizer que é totalmente possível melhorar a durabilidade dos smartphones, mas a verdadeira questão não é nem se há esta possibilidade e sim qual o nível de vontade das corporações em alterar a mentalidade de inutilizar seus próprios produtos.

Os desafios de durabilidade de bateria

Não dá para falar de melhoria da vida útil dos smartphones sem falar na durabilidade da bateria. Afinal, o gerenciamento de energia é vital para que as funções básicas de um aparelho possam ser executadas – bem como o uso de qualquer recurso, app e ferramenta.

Há um progresso neste sentido, mas a durabilidade das baterias em geral ainda está longe do ideal.

Um dos maiores desafios é encontrar materiais alternativos que sejam tão bons ou melhores do que o das baterias convencionais que, hoje, são feitas essencialmente de lítio (também chamadas de baterias de íon-lítio).

Entre as alternativas de materiais há o silicone, que é visto como um substituto para o grafite. Elas possuem densidade dez vezes maior que as convencionais, o que significa que as baterias poderiam durar até dez dias antes de uma nova recarga ser necessária.

Conforme os usuários carregam e descarregam as baterias, os materiais de grafite se expandem e depois se contraem em cerca de 10%.

Com materiais de silicone, esta taxa sobe para 300%, o que obviamente representa um sério desafio de estrutura para os aparelhos – e é uma das principais razões para que o grafite ainda continue a ser usado.

Este é um dos exemplos para ilustrar que a substituição de materiais não é tão simples assim. Não basta encontrar materiais com maior durabilidade, eles também precisam atender uma série de outros requisitos.

Chipsets, câmeras e recursos adicionais

Outro ponto que gera um grande desafio é a quantidade de recursos atrelados aos smartphones: câmeras cada vez mais potentes e chipsets mais rápidos demandam energia, o que impacta diretamente na durabilidade dos aparelhos.

Nos últimos dez anos, houve várias promessas de baterias com durabilidade de até mais de uma semana – mas elas ainda não se concretizaram.

Smartphones são cada vez mais verdadeiros computadores de mão, com recursos tão avançados que permitem vários recursos que exigem alta capacidade de vídeo, como gaming, por exemplo.

Então, garantir energia para que tudo funcione bem é um dos maiores desafios para a duração das baterias – e o uso por apps e recursos adicionais é um meio de desgaste da bateria.

Há alternativas no mercado?

Enquanto muitas coisas continuam como sonhos ou projetos que ainda precisam ser concretizados, não é verdade que não há alternativas. Elas existem – podem não ser tantas como gostaríamos, mas existem.

Smartphones como o Fairphone oferecem maior durabilidade e são produzidos com impactos ambientais minimizados. Então, esta também pode ser uma ótima opção para quem não quer ficar dependente das principais corporações de smartphones.

Os investimentos em melhorias ainda não são suficientes. Afinal, gigantes como Apple, Samsung e Motorola poderiam investir muito mais na otimização de recursos. Mas há melhorias a caminho e nós esperamos que elas sejam implementadas em breve.

Como melhorar a durabilidade do seu smartphone

Enquanto a realidade do mercado não é a melhor em termos de vida útil dos aparelhos, há algumas coisas que você pode fazer para que seu aparelho tenha melhor desempenho, durabilidade e confiabilidade.

Ativar o modo de economia de energia e usar o carregador original compatível com seu aparelho ajudam na duração da bateria. Remover aplicativos desnecessários e gerenciar as permissões dos apps também poupa energia, o que aumenta a autonomia do seu aparelho.

Além disso, investir em segurança melhora o desempenho do seu smartphone. Quando um aparelho é infectado por vírus, o uso de bateria aumenta, o que faz com que ele fique inutilizado mais rapidamente e dure menos. Um app VPN de um provedor confiável ajuda a proteger seu dispositivo Android contra várias ameaças que afetam diretamente a qualidade e o desempenho do seu celular, além de te ajudar a ocultar seu IP (caso você se pergunte ‘’qual é o meu IP?’’, os apps de VPN também te ajudam a saber qual é o seu IP e como alterá-lo).  Uma boa VPN apk é um app que ajuda muito na melhoria do uso do seu smartphone Android e, além disso, protege seus dados e sua privacidade online.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários