
Quem acessar o aplicativo da Max, seja no celular, na Smart TV ou no computador, vai acabar tendo uma surpresa: a conhecida identidade azul e branca foi embora.
Acontece que a plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery agora entra numa nova fase, adotando um visual mais sóbrio, dando destaque ao preto e cinza. O novo visual concretiza e reforça ainda mais a parceria da plataforma com a HBO.
Desde o fim do mês de março que a mudança começou a ser feita de forma gradativa, porém está sendo mais notada agora a partir de abril, quando a atualização começou a entrar em todos os celulares.
Eles optaram por um design que é limpo (clean), sendo mais escuro. De acordo com a empresa, foi pensado para dar mais destaque ao conteúdo passando uma “cara premium” para os assinantes.
Um adeus ao legado HBO Max?
Lembramos que o serviço no início era conhecido como HBO Max, e foi assim até maio de 2023. Depois da fusão das marcas WarnerMedia com a Discovery, então se deu origem a Max, unificando assim as produções da HBO, Warner Bros., DC, Discovery Channel, Cartoon Network, entre outros.
Na ocasião, a agência londrina DixonBaxi foi quem teve a ideia de desenvolver o logo azul. O objetivo de acordo era representar uma marca mais leve e abrangente, rompendo as fronteiras do conteúdo adulto e dramático da HBO. Contudo parece que o público não comprou bem a ideia.
Voltar às raízes para conquistar o futuro?
O destaque agora num tom mais escuro, representa a tradição da HBO, marca que há muitos anos é associada à séries de sucesso mundial, como “Game of Thrones”, “The Sopranos” e, mais recentemente, “The Last of Us” e “Succession”.
A mudança chega em um momento estratégico do ano. Como todos sabem o mercado do streaming está ficando cada vez mais competitivo, e marcas como a Netflix, Prime Video e Disney+ estão chamando atenção.
A Warner então quis uma identidade mais séria, que fizesse com que a marca tivesse destaque entre todas. Então com à reprovação do azul, a elegância do preto promete ter uma resposta diferente.
O que muda para quem assiste?
Pelo menos por enquanto não se deve ter mudanças no conteúdo. Os planos são iguais aos de antes e sem mudanças no catálogo. A mudança principal é somente na apresentação da marca, tornando-se mais “HBO”.
Também não se tem previsão para mudanças na funcionalidade. No entanto, a tendência é que a Max use a nova imagem para alavancar campanhas de marketing, tendo também ajustes na função do app.
Um passo ousado, mas necessário
A mudança de identidade de uma marca fala bem mais do que estética. Representa também um novo ciclo e a forma nova que a marca quer ser notada. Sabemos que no cenário atual, até mesmo o design da tela inicial irá dizer se o usuário irá seguir no app ou então fechar o aplicativo.
Por isso o adeus da Max ao tom azul diz muito mais do que uma simples mudança de cor. Parece que a Max quer deixar claro que se trata de uma plataforma de conteúdo premium, aderindo ao cinema e mantendo o espírito da HBO. Agora a marca aguarda a resposta do público, que no final das contas é o que realmente importa e vai fazer a diferença.