
O Governo Federal está seguindo adiante com o combate a roubos e furtos de celulares no Brasil. Com isso, uma nova atualização entrará em cena, do programa “Celular Seguro”, que promete complicar aqueles que pretendem lucrar com celulares roubados.
Na nova atualização ocorrerá o envio de notificações, que entrarão para os aparelhos roubados que estiverem com chip novo. De acordo com as informações divulgadas, esse contato será feito diretamente pelo WhatsApp.
Notificação direta no WhatsApp para receptadores
Tudo ocorrerá da seguinte forma: quando o celular que foi registrado como furtado ou roubado for ativado em uma nova linha telefônica, o sistema do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) então receberá o sinal do uso indevido.
Logo em seguida, será enviada uma notificação via WhatsApp. A mensagem irá informar sobre a ocorrência e que o celular deverá ser devolvido. Nesta mesma mensagem, o usuário do aparelho furtado ou roubado será orientado a prestar informações na delegacia mais próxima.
Contudo, não ocorrendo a devolução, o usuário novo poderá responder por receptação, roubo, furto ou até associação criminosa em alguns casos. A nova medida já começou a valer dia 5 de abril.
Bloqueio total e modo recuperação: conheça as funções do app
O Celular Seguro, programa que foi lançado em dezembro de 2023, acabou virando assunto após repercutir positivamente. Nos seis primeiros meses, se efetuou o bloqueio de 60 mil celulares.
Pelo aplicativo o usuário tem acesso à duas opções principais:
Bloqueio total: toda a linha telefônica será desativada. Também ocorre o bloqueio do IMEI do celular, além das demais contas vinculadas, como serviços bancários e aplicativos.
Modo recuperação: nesta opção o bloqueio da linha e contas acontece momentaneamente, podendo se recorrer depois, em casos que o verdadeiro dono recuperar o aparelho. A opção visa ajudar mais nos casos em que o aparelho foi perdido.
Tecnologia contra o crime: integração e inteligência
O maior suporte ao recurso do governo é a integração entre bancos, operadoras e outras instituições parceiras, tendo acesso ao cruzamento inteligente de dados em tempo real. O intuito do governo não é apenas punir os criminosos, mas fazer com que diminua a ação, que faz deste crime um dos mais recorrentes do Brasil.
Lembramos que a nova atualização do programa se oficializou em agosto de 2024, através de uma portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. A partir disto, a equipe técnica cuida do programa, visando trabalhar com segurança e precisão.
Vale a pena se proteger: baixe o app
O app Celular Seguro pode ser encontrado facilmente nas lojas dos aplicativos (Google Play / App Store), e com alguns cliques a função estará ativada. Depois de efetuar o cadastro, o usuário terá maiores opções, em situações de emergência.
O Governo Federal deixa nítida a mensagem: aquele que comprar aparelho celulare de origem duvidosa poderá ter que responder e pagar caro por isso.
O projeto agora bate de frente com o ato de troca de chip, fazendo com que isso não seja mais suficiente para evitar a identificação. Assim se espera que não apenas o roubo diminua, mas sim que também o mercado atuante desapareça.