
O início do campeonato brasileiro na Globo, acabou vindo com uma promessa animadora aos torcedores. A emissora garantiu que o atraso nas transmissões do Globoplay tinha sido solucionado. Os usuários da plataforma reclamaram muito, pois ouviam os vizinhos comemorarem o gol e, depois de até 40 segundos, finalmente o gol saia no streaming.
Em meio a cobertura do jogo entre Palmeiras e Botafogo, o narrador Luís Roberto deu o aviso: “No Globoplay, já era! Não tem mais aquela história de você ouvir o grito antes de ver o lance”. Porém, depois que o jogo começou, se notou que na verdade nada tinha mudado, o que gerou grande frustração nos usuários.
Na rede social X, o antigo Twitter, muitos comentários criticaram o delay, que seguiu como antes. Flávio Henrique César comentou, representando o sentimento de todos: “Pessoal tá gritando gol na TV vizinha 20 segundos antes”.
Com tom de ironia, outro usuário falou sobre a situação: “Melhorou nada! A TV do meu vizinho é box ainda e tá na frente do meu Globoplay” concluiu Nicolas. Alessandro Diniz criticou indo direto ao ponto: “Luis Roberto disse que tinham acabado com o delay. Fui conferir e… mais de 20 segundos de atraso, igualzinho ao Premiere”.
Testes apontam diferença de até 40 segundos
Algumas pessoas realizaram testes, comparando a transmissão via Premiere (TV paga) com o streaming do Globoplay. O delay se confirmou com atraso de até 40 segundos, o que seria suficiente para perder um gol, um pênalti marcado, ou até mesmo expulsão.
Apesar da propaganda sobre o fim do delay na emissora, nada mudou, e segue como era antes. A promessa de transmissão igual a da TV aberta está longe de ser alcançada.
Globoplay responde as críticas
Após muitas menções e reclamações nas redes sociais, o perfil oficial do Globoplay rebateu alguns comentários de usuários do X. A Globoplay reconhece o atraso, mas deixa seu aviso: “É tolerável um atraso de até 30 segundos. Se você notar algo além disso, nos chame no privado para investigarmos”.
Após o aviso de que o problema tinha sido resolvido, todos esperavam assistir no mesmo tempo da televisão. Porém a resposta dada acabou desanimando ainda mais seus usuários.
Estratégia ou ilusão?
Algumas pessoas começaram a levantar questões polêmicas sobre o assunto. Comentários questionaram a possibilidade de a Globo ter atrasado a televisão tradicional, para desta forma “camuflar” o delay de sua plataforma.
Foi justamente o que disse a postagem do perfil palmeirense Espíritos de Porco: “Expectativa: Globo anuncia tecnologia que acaba com delay. Realidade: ela atrasa o jogo na TV aberta pra fingir que o streaming tá no tempo certo”.
Lembramos que esse atraso na transmissão não é novidade. Em meio a Copa do Mundo de 2022, assinantes do Globoplay, do YouTube e outras plataformas citavam os atrasos.
Por isso, mesmo tendo feito grandes investimentos em infraestrutura, como em redes de distribuição (CDNs) e servidores, parece que o delay é um grande desafio para emissora. Inclusive a Claro, na época do Mundial, reconheceu a qualidade da conexão, dizendo que o modelo de aparelho usado e até o roteador poderia influenciar na latência.
E agora, torcedor?
Enquanto o problema do delay não consegue ser solucionado, aqueles que não quiserem ter a ruim experiência vão ter que improvisar. Por exemplo, aderindo aos fones de ouvido, também à janelas fechadas, além de silenciar grupos de WhatsApp. Mas, pode também relembrar os velhos tempos, voltando a assistir pela TV aberta.