Atualmente cerca de 50 operadoras utilizam o serviço. |
Nesta quinta-feira, 9, uma pesquisa pedida pelo MEF Global (Mobile Ecosytem Forum), associação de operadoras móveis, apontou que 62% das operadoras devem investir no RCS nos próximos dois anos.
O RCS (Serviço de Comunicações Ricas, em tradução livre) é tido como uma evolução do SMS e adiciona funções extras as mensagens de textos como imagens e vídeos. A expectativa é que o serviço possa chamar a atenção em meio aos aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp e o Messenger.
Os principais motivos para adoção da nova interface são a melhor distribuição de conteúdo e a experiência das marcas nas relações com seus clientes. O mais provável é que a maioria das empresas que usam o SMS como um canal de comunicação migrem para o RCS, porém um modelo de negócios entre as operadoras e as plataformas de RCS ainda não foi estabelecido.
De acordo com a pesquisa, atualmente o mercado mundial de SMS movimenta US$ 11,4 bilhões por ano, com cerca de 122 bilhões de mensagens trocadas entre empresas e consumidores no período.
* Com informações do Mobile Time.
LEIA TAMBÉM: