Passageiros podem saber tempo para chegada do ônibus através do celular.
Custo da mensagem é de R$ 0,31, mais impostos.
Desde esta terça-feira (20), os passageiros de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) podem consultar, via celular, quanto tempo falta para o coletivo chegar na parada onde ele está. Basta enviar um torpedo para 49214, digitando PREV, espaço, o número da parada (seis dígitos), espaço novamente e o número da linha (três dígitos). A pessoa receberá, em até dez segundos, dependendo da operadora de telefonia móvel, uma mensagem com a previsão da chegada. O custo da mensagem é de R$ 0,31, mais impostos e está disponível para todas as operadoras que atuam na região metropolitana do Recife – TIM, Claro, Oi e Vivo (ordem de chegada das teles na cidade).
Ao todo, são 6.238 pontos de ônibus na RMR e a maioria já está com o seu código pintado. Circulam na região 385 linhas, que fazem cerca de 26 mil viagens todos os dias, levando e trazendo, aproximadamente, dois milhões de passageiros. Quem não sabe decorado o número da linha, pode verificar a informação no site do Grande Recife Consórcio de Transporte ou ligar de graça para o 0800.081.0158.
Além do SMS, o usário também poderá conferir os horários de chegada e partida nos Terminais de Integração por meio de um telão LED, parecido com aquele sistema que já é usado nos aeroportos. Até o momento, oito terminais contam com 56 telões: o Central do Recife, Macaxeira, Paulista (Pelópidas Silveira), PE-15, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Caxangá e Camaragibe. O do Cais de Santa Rita deve entrar em operação em breve. Até 2014, todos os 25 terminais da região contarão com 142 telões. A expectativa é que, dentro de 30 dias, o serviço também esteja disponível no site do Consórcio.
Serviço de monitoramento de ônibus do Grande
Recife. (Foto: Luna Markman/G1 PE)
As informações em tempo real dos três mil ônibus que circulam na RMR são geradas por meio do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), lançado nesta terça-feira pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, onde está funcionando o Centro de Monitoramento da Operação (CMO). Cinco operadores e um supervisor trabalharão 24 horas no local. O trabalho começou a ser testado em janeiro deste ano.
Governador Eduardo Campos e o secretário Danilo
Cabral. (Foto: Luna Markman/G1 PE)
O Simop estará em fase de teste por 30 dias. Neste período, o usuário poderá fazer suas reclamações e questionamentos através do telefone 0800.081.0158.
Entenda como a tecnologia funciona
Quando o usário manda o torpedo, a mensagem vai da rede de celular da pessoa até o sistema de recepção de dados da operadora de telefonia móvel. Por meio da internet, segue para o servidor de consultas, que vai apurar a informação no banco de dados do Simop. Depois, segue o caminho de volta até o celular.
Isso só é possível porque todos os coletivos estão equipados com GPS e as paradas estão georeferenciadas. Desta maneira, sabe-se onde o ônibus está naquele exato momento e quanto tempo falta para ele passar pela parada. O investimento do Sistema de Monitoramento é de R$ 20 milhões ao longo de quatro anos.
Neste início de operação, o diretor de tecnologia do Grande Recife Consórcio de Transporte, Germando Guimarães, explica que pode haver falha entre o horário informado pelo Simop e que o ônibus de fato levou para chegar ao ponto do ônibus. “Neste começo, pode haver uma margem de erro que será calibrada dia após dia com a atualização do banco de dados do sistema conforme o histórico que cada linha apresente, pois sabemos que os coletivos estão suscetíveis aos problemas no trânsito”, disse.
Além do Recife, São Paulo e Belo Horizonte possuem serviços semelhantes.