Foi divulgado, nesta quinta-feira (24), pela Brisanet Participações, o relatório dos resultados de 2021 da Companhia. No ano passado, a empresa registrou uma receita líquida de R$728,8 milhões, o que representa um crescimento de 54,5% em comparação com 2020.
O motivo do aumento é a expansão geográfica orgânica da Companhia que chegou em 24 novas cidades e 4 novos estados: Alagoas, Piauí, Sergipe e Maranhão.
Além disso, somente em 2021, a Brisanet adicionou 219 mil novos clientes de forma totalmente orgânica, representando um crescimento de 35% da base. Isso faz da Companhia a maior provedora de banda larga do Nordeste.
O ano de 2021 encerrou com um total de 843 mil clientes. Além disso, a empresa atingiu a marca de 120 cidades alcançadas pelo serviço de banda larga fixa em 8 dos 9 estados do Nordeste.
Se tratando de 2022, apenas nos dois primeiros meses do ano, a empresa já adicionou 40 mil clientes.
Atualmente, a Brisanet atende 884 mil clientes e quase 200 mil clientes por meio da Agility, braço de franquias do Grupo.
Junto com o relatório de 2021, foram divulgadas a metas da empresas para 2022. Neste ano, a Brisanet quer ocupar a infraestrutura que foi construída ao longo de 2021, com crescimento estimado da base de clientes superior ao do ano anterior.
QUEDA NO LUCRO
Em 2020 a Brisanet registrou lucro líquido de R$ 29,1 milhões. No entanto, em 2021, esse número caiu para R$ 2,2 milhões.
O motivo da queda no lucro, segundo a empresa, é o aumento dos custos fixos com postes, lojas, equipes de reparo, estoque e manutenção. No relatório, sobre a queda, a empresa disse:
“Isto é normal durante o crescimento orgânico e a Companhia acredita que paulatinamente veremos uma melhoria de margem na medida que os custos fixos sejam absorvidos por uma base maior de clientes”.
Somente em 2021, a empresa gastou R$ 662,4 milhões para passar fibra em 1,9 milhão de residências, conectar 280 mil clientes e instalar 400 sites LTE (4G).