A operadora oferece 19 diferentes canais de conteúdo que enviam mensagens multimídia diariamente para seus assinantes pelo preço de R$ 0,50 cada MMS
O serviço de mensagens multimídia (MMS) existe há muitos anos no Brasil e por diversas razões demorou a emplacar. Agora, porém, parece que o cenário está mudando: a Claro acaba de superar a marca de 1 milhão de assinantes do serviço de Canais MMS, segundo apurou Mobile Time.
O feito é ainda mais expressivo se considerado que foi realizado em apenas três meses após a operadora iniciar uma comunicação mais consistente do produto, em meados de dezembro passado.
A Claro oferece 19 diferentes canais de conteúdo que enviam mensagens multimídia diariamente para seus assinantes pelo preço de R$ 0,50 cada MMS. Há desde canais genéricos, como Horóscopo, até aqueles produzidos por renomados veículos de mídia do grupo Abril, como Veja, Placar e Playboy.
Atualmente, os mais populares são os canais da Contigo, da Veja e da Casa.com. Toda mensagem é composta por uma imagem e uma legenda.
Outras operadoras também estão obtendo os primeiros bons resultados com conteúdo em MMS no Brasil. Incerto, porém, é o futuro da troca de mensagens multimídia entre usuários. Existe neste caso uma competição com os serviços de redes sociais, como Facebook e Twitter: muita gente prefere publicar suas fotos via celular diretamente nesses canais.
A luz no fim do túnel para as teles pode ser a adoção de plataformas de Rich Communication Suite Enchanced (RCS-e), que facilitarão a interoperabilidade desse tipo de serviço e trará uma série de outras funcionalidades associadas à agenda de contatos no telefone, como serviços de mensagens instantâneas e abertura de vídeo-chamada durante uma ligação de voz.
Na Espanha, as operadoras locais, incluindo a Telefônica, controladora da brasileira Vivo, anunciaram o lançamento conjunto de uma plataforma de RCS-e.