Nesta quinta-feira (14), a TIM Live Ultrafibra anunciou que passará a oferecer o modem com tecnologia de conectividade WiFi 6 de alta capacidade para os clientes no segmento residencial. Segundo a operadora, a princípio, o equipamento estará disponível apenas para o plano de 1 Gbps de velocidade de download, mas que ficarão disponíveis para outras velocidades da banda larga fixa ao longo de 2022.
Vale lembrar que o padrão oferecido pela TIM ainda não é o WiFi 6E, que utiliza a faixa de 6 GHz extendida. De qualquer forma, o modem WiFi 6 vem com as mesmas características, mas sem a capacidade extra com mais frequências disponíveis.
De acordo com a operadora, ela é a primeira do setor a oferecer tal configuração aos seus clientes. Com a tecnologia WiFi 6, é possível aumentar em até 40% a velocidade de navegação e a conexão de mais dispositivos sem perder a qualidade de sinal.
Além disso, também proporciona maior segurança, com criptografia mais robusta; menor consumo de energia e reduz as interferência entre dispositivos, especialmente em áreas com muitos terminais funcionando ao mesmo tempo, como em condomínios. Ou seja, a ideia é entregar uma rede sem fio na casa com uma experiência mais próxima da rede cabeada.
A inclusão do modem WiFi6 pela empresa visa atender uma “demanda de mercado cada vez mais crescente por casas conectadas e inteligentes“, conforme afirma a TIM. Os roteadores também trazem troca inteligente de bandas (band steering) nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz.
“Hoje, com cada vez mais serviços conectados à rede, como câmeras de segurança, uso intensivo de vídeo (para aulas ou para trabalho) e jogos, é fundamental um bom equipamento em casa”, comentou o Diretor de Soluções Residenciais da TIM Brasil, Fabricio Bindi.
Ficha técnica:
- WI-Fi 6 — 802.11ax
- Taxa de transferência de até 3,2Gbps
- Porta Ethernet de 2.5 Gbps
- CPE Sagemcom F@ST 5670
- Suporte à criptografia WPA3
- 40% mais cobertura
- 4x mais capacidade de conexão