A nova edição do estudo disponibilizado pela Ipsos sobre as marcas mais influentes (The Most Influential Brands, no inglês) revelou quais as empresas que ocupam o TOP 10 de 2022. Embora não esteja no topo, se faz presente no ranking companhias do ramo de tecnologia, streaming e redes sociais.
Grandes empresas estão presentes na pesquisa, sendo que algumas são líderes mundiais na suas áreas de atuação, mas há também participantes nacionais. De acordo com o estudo, o Google é a marca mais influente, seguida da fabricante sul-coreana Samsung e da plataforma de vídeos YouTube. Enquanto a Netflix ocupa a quarta posição.
Confira a lista completa:
- Samsung
- YouTube
- Netflix
- Lojas Americanas
- Amazon
- Facebook e Mastercard
- Natura e Nestlé
- Mercado Livre
- Microsoft
Para elaborar a lista com as marcas mais influentes de 2022, os conceitos analisados nas empresas são confiança, presença, responsabilidade social, desempenho durante a pandemia, inovação e engajamento online.
“Muito mais do que vender serviços ou produtos, as marcas se responsabilizam por formar opiniões e estabelecerem modelos e comportamentos a serem seguidos”, afirma Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, em nota oficial.
Observa-se que a lista contém nomes de multinacionais, mas temos duas marcas nacionais: Natura e Lojas Americanas, ganhando destaque pela responsabilidade social e engajamento virtual, respectivamente.
Segundo Ana Hashizume, diretora de brand health tracking da Ipsos no Brasil, o YouTube “avança no território da realidade virtual, cresce no universo musical e é polêmica, como no posicionamento em relação ao parlamento Russo“, enquanto que a Samsung “está muito em linha com o que é relevante para gerar influência“.
Para a profissional, a Netflix se destacou por conseguir se reinventar, uma vez que surgiu como serviço de entrega de DVDs pelo correio, e agora é líder no mercado de streaming. Já a Amazon destacou-se pelo “seu serviço em nuvem, pois foi um dos responsáveis por ter conseguido duplicar o seu lucro no último trimestre de 2021”.
O Facebook e o Meta foram elogiados igualmente, pois continuam sendo a principal rede social utilizada pelas marcas no Brasil, refletindo nos drivers de influência. Já a Microsoft, “incentiva pessoas e organizações a conquistar mais; e busca tornar a realidade, virtual ou não, mais colaborativa”.