Após 24 anos na Amazon, Toni Reid está se juntando ao YouTube como vice-presidente de gerenciamento de produtos para liderar a equipe de experiências e comunidades emergentes da plataforma de vídeo.
Na função, ela supervisionará o YouTube Shorts – o formato de vídeo curto semelhante ao TikTok que o YouTube viu ganhar grande repercussão – bem como o YouTube Gaming, transmissão ao vivo e produtos da comunidade.
Reid, que começa na segunda-feira (25 de abril), se reporta a Neal Mohan, diretor de produtos do YouTube. Ela assume o lugar de Chris Jaffe, que após três anos no cargo assumiu um novo cargo no mês passado como diretor de design do YouTube, continuando a se reportar a Mohan.
Reid atuou como vice-presidente de experiência Alexa e dispositivos Echo da Amazon. Em 2014, ela fez parte da equipe que lançou o assistente de voz Alexa e os alto-falantes inteligentes Echo.
Reid é creditado por estabelecer a personalidade do Alexa e expandir o Alexa para novos países. Em cargos anteriores na gigante do comércio eletrônico, ela foi responsável por lançar a publicidade gráfica para amazon.com, o dispositivo de compra instantânea Dash (desde que foi descontinuado) e o recurso de informações de entretenimento de raio-X no Prime Video da Amazon.
“Toni traz um histórico impressionante de desenvolvimento de iniciativas de alto nível desde o início, defendendo os usuários e construindo equipes diversificadas e de alto desempenho”, disse Mohan em comunicado à Variety. “Estamos entusiasmados por ter Toni se juntando à equipe em sua missão de tornar o YouTube o melhor lugar para criadores de todos os tipos e seus fãs em todo o mundo.”
Reid disse que estava “realmente atraída pela missão do YouTube de dar voz a todos e mostrar a eles o mundo”.
“Como defensor de longa data de consumidores e comunidades carentes, estou encantado com a oportunidade de criar produtos para criadores e espectadores de diferentes origens”, comentou Reid. “Estou muito empolgado com este próximo capítulo da minha carreira, onde trabalharei com a equipe do YouTube para enfrentar grandes desafios e ajudar a aumentar a economia dos criadores de conteúdo.”
No YouTube, Reid permanecerá baseado na área de Seattle. Antes de ingressar na Amazon em 1998, Reid trabalhou na Microsoft como recrutadora. Ela é bacharel em antropologia pela University of North Texas.