A competição do serviços de streaming está ficando cada vez mais acirrada, uma vez que algumas plataformas estão sentindo o impacto da entrada de novos players no mercado.
Os efeitos da competição no setor podem ser confirmados por um levantamento realizado pela JustWatch, onde afirma que a Disney+ e a HBO Max foram as plataformas que registraram o maior aumento de participação no Brasil.
Tal impacto também está sendo sentido pela Netflix. Assim como noticiamos, o streaming tem apresentando uma queda na quantidade de assinantes nos últimos tempos, onde perdeu 200 mil clientes no primeiro trimestre de 2022, e ainda espera perder outros 2 milhões no segundo trimestre, segundo relatórios de resultados.
Embora a Netflix continue imperando com 31% do market share no serviço de streaming, a HBO Max e Disney ganharam dois pontos percentuais a mais neste quesito. Com isso, a Amazon Prime Video se aproxima da líder, ocupando atualmente o segundo lugar no ranking com 22% de participação. A Disney+ fica a uma margem de 9% atrás da Amazon, enquanto que a HBO Max tem 10% de diferença, segundo o levantamento.
A Netflix registrou uma queda de um ponto percentual, que pode ser atribuída à queda histórica de assinantes no primeiro trimestre. Inclusive, o streaming comunicou que estuda inserir anúncios em sua plataforma, mas com um preço mais acessível, cuja ideia também vem sendo discutida pela Disney+ e já é prática com players como Hulu.
O streaming Star+ também teve ganho de 2% de market share, aparecendo na lista com 5%, perdendo apenas para o Telecine Play com 3% e outros serviços, com 6% de participação no mercado. Anterior ao serviço da Disney, o Globoplay se consolida com 8%, também tendo perdido 1% em market share.