A Roda do Twitter começou a ser expandida para mais pessoas nesta segunda-feira (30). Depois que os testes começaram no início de maio, com um grupo limitado de escolhidos, agora parece que mais pessoas têm acesso à novidade.
O recurso funciona de maneira semelhante ao “Close Friends” do Instagram, pois permite enviar tweets para um grupo específico de pessoas selecionadas, em vez de expô-los em todo o Twitter. Muitas pessoas se sentem intimidadas em usar a rede do pássaro porque a receptividade a temas polêmicos pode não ser tão amigável, por isso a Roda permite criar um espaço mais seguro apenas com colegas, familiares e amigos.
Não está claro quantas pessoas atualmente têm acesso à Roda, mas a atualização mais recente ampliou a base, com uma adição considerável de pessoas que não foram cobertas. Se você foi um dos selecionados, verá um banner pop-up assim que abrir o aplicativo com explicações de como ele funciona.
Segundo o porta-voz do Twitter Joseph Nunez, em entrevista ao site. The Verge, a Roda do Twitter ainda está em fase de testes. “Ainda estamos testando o Twitter Circle [nome pelo qual o recurso é chamado em inglês] com um grupo de pessoas no iOS, Android e na web globalmente. O recurso ainda não foi lançado amplamente para todos, pois continuamos coletando feedback”, explicou Nunez.
Como posso saber se tenho a Roda do Twitter?
Quem fechou a janela de aviso por acidente ou não tem certeza se foi coberto, pode verificar manualmente se possui a Roda do Twitter. O primeiro passo é atualizar o aplicativo móvel ou acessá-lo por meio de um navegador da web. A partir daí, siga os passos abaixo:
- Ao escrever um tweet, procure um menu suspenso na parte superior da tela que diz “Todos”;
- Se houver, você pode alterá-lo para enviar postagens apenas para seu círculo de amigos;
- Você pode clicar em uma roda para adicionar ou remover pessoas.
- O Twitter não notifica os usuários incluídos ou excluídos de seu círculo de amigos, então você pode fazer isso sem tanto medo de julgamento. Mas se você concedeu acesso a um tweet limitado e removeu essa pessoa do círculo, ela não poderá mais acessar a postagem – então você pode presumir que ela foi removida.
Atualmente, é possível adicionar até 150 usuários a cada Roda, mesmo que não sejam seus seguidores. Quem foi selecionado verá um aviso anexado (veja acima) aos tweets para indicar que é conteúdo somente para usuários. Quem tiver acesso ao post não poderá retuítá-lo, embora seja possível fazer uma captura de tela ou baixar os tweets.
Por fim, vale lembrar que mesmo nessa modalidade privada, ainda é necessário respeitar as orientações da comunidade da rede social. Todas as regras atuais se aplicam, mesmo que os tweets sejam restritos a um pequeno grupo de amigos.