De acordo com uma reportagem da Business Insider, em breve, duas importantes empresas de entretenimento poderão se fundir: Netflix e Roku. Fontes próximas da Roku disseram que a empresa está discutindo internamente uma venda para o streaming nas próximas semanas. Segundo os rumores é que o negócio entre as duas empresas pode sair por US$ 13 bilhões (cerca de R$ 63 bilhões).
A negociação pode vir em um momento em que ambas companhias estariam tendo perdas significativas de assinantes e estoques, além de quedas no preço das ações e indicadores de negócio abaixo do esperado.
O Roku, empresa de dispositivos que dão acesso a filmes e programas de TV em canais gratuitos e pagos, tem apresentado uma queda em seu estoque. As ações da empresa desvalorizaram 80% de julho de 2021 até agora. O seu valor caiu de US$ 60 bilhões para pouco mais de US$ 10 bilhões depois que houve diminuição das demandas de seus produto.
Por causa dessas baixas na base de assinantes da Netflix, a empresa tem buscado soluções para evitar maior evasões e recuperar os clientes perdidos. Com isso, o streaming tem estudado lançar planos mais baratos com anúncio.
Este seria o motivo da conversa entre a Netflix e o Roku: propaganda publicitária, pois assim como ressalta o site, o Roku ganhou sete vezes mais dinheiro com propaganda do que com venda de aparelhos, conforme dados do primeiro trimestre deste ano, onde a plataforma de publicidade gerou US$ 647 milhões.
De acordo com relatório citado na reportagem, o streaming estaria buscando uma nova forma de crescer e diversificar suas fontes de renda, sem depender exclusivamente do número de assinantes em sua plataforma.
Um investidor em tecnologia revelou ao Business Insider que “Faz sentido para onde a Netflix quer ir. E faz sentido neste ambiente atual. Todo mundo está olhando em volta pensando: ‘Eu valia o dobro no ano passado. O que aconteceu?”.
Já um executivo do Roku disse que uma eventual acordo entre as duas companhias seria uma solução ideal, afirmando que se trabalharem e se alinharem em termos de missões, cultura e negócios, a operação pode ser promissora.