O Xbox da Microsoft levará os jogos em nuvem para as TVs inteligentes Samsung 2022 a partir de 30 de junho – em uma tentativa de levar os videogames a um público mais amplo, que não precisará depender de um console – e ganhar participação na batalha pela atenção do consumidor no conectado Tela de TV. A empresa espera que o aplicativo Xbox no Samsung Gaming Hub esteja disponível em 27 países.
“Estamos trazendo o aplicativo Xbox para as Smart TVs Samsung primeiro e nossa intenção é explorar outras parcerias de TV como parte da próxima evolução em nossa visão”, disse Ashley McKissick, vice-presidente corporativo de experiências de jogos e plataformas para Xbox, em um comunicado.
Anunciado antes da CES 2022, o Samsung Gaming Hub inclui parcerias com serviços de streaming de jogos, incluindo Google Stadia, Nvidia GeForce Now e Utomik.
Os usuários da Samsung TV poderão usar o aplicativo para acessar centenas de jogos da biblioteca do Xbox Game Pass Ultimate, embora devam ser membros e jogar o “Fortnite” da Epic Games sem uma assinatura. Os usuários terão que criar uma conta com a Microsoft e podem tocar em Bluetooth para conectar seu controlador favorito.
A mudança ocorre à medida que mais jovens consumidores listam os jogos como uma das principais atividades ou interesses, em alguns casos, considerando-os tão importantes quanto programas de TV ou filmes. Um estudo da Deloitte no ano passado descobriu que 26% dos consumidores da Geração Z escolheram videogames como sua principal atividade de entretenimento, enquanto 87% daqueles nessa categoria disseram que jogam videogames diariamente ou semanalmente.
Apenas 10% disseram que assistir TV ou filmes era seu passatempo favorito de entretenimento. Para todas as outras faixas etárias, assistir TV ou filmes continua sendo a principal escolha, inclusive entre os millennials, a geração X e os boomers.
“Estamos construindo uma plataforma que pode alcançar bilhões de jogadores – seja no console, seja no PC, seja através do streaming na nuvem do Xbox – onde os jogadores em qualquer dispositivo em que quiserem jogar devem poder encontrar o conteúdo que desejam. para jogar”, disse Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, em um comunicado.
Separadamente, no início deste ano, a Microsoft fez uma oferta de US$ 69 bilhões pela gigante dos jogos Activision Blizzard, uma aquisição de grande sucesso que deve ser concluída em meados de 2023.