Nesta segunda-feira (13), a Claro e a Embratel anunciaram o lançamento de uma plataforma de insights de dados, onde é possível análises de mobilidade urbana especialmente para o mercado B2B (business to business). A plataforma de Analytics foi desenvolvida usando técnicas de design thinking para entregar acesso simples e intuitivo aos usuários.
O Claro GeoData é uma plataforma de informações estatísticas com base e alto volume amostral de dados de telecomunicações, onde fornece soluções e insight para os negócios através de eventos dos celulares gerados e coletados pelas antenas da Claro, com alto desempenho e análises completas feitas em segundos.
Por meio da plataforma, as empresas e governos poderão ter acesso a dados estatísticos de fluxo de pessoas, podendo melhorar oplanejamento urbano, assim como aumentar o turismo e escolher melhores locais para aberturas de estabelecimentos e lojas.
De acordo com as empresas, o Claro GeoData fornece informações estatísticas apuradas, por meio de uso de machine learning, sobre o fluxo e deslocamento de pessoas com assertividade superior a 95%, algo nunca antes visto no mercado. Com a plataforma, por exemplo, é possível realizar uma análise de turismo em uma cidade específica sobre um determinado feriado que acontece há poucos dias.
No Claro GeoData são tratados bilhões de dados com técnicas avançadas e modernas, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), uma vez que os dados acessados são estatísticos e não identificáveis.
“A Claro está sempre inovando para ajudar os clientes a atingirem a melhor performance. Informação de qualidade tem sido o grande diferencial para a tomada de decisões. Temos uma ampla base de dados, que nos permite fornecer análises relevantes e assertivas sobre origem destino, deslocamentos e dados sociodemográficos. Com isso, preenchemos este gap operacional das empresas. O Claro GeoData transforma dados em informações de valor. Entregamos relatórios estatísticos de forma intuitiva, para que o decisor tenha a solução na palma da mão”, avalia Carlos Araujo, Diretor de Novos Negócios.
De acordo com Tomaz Oliveira, Diretor-Executivo de Alianças Estratégicas da Embratel, os dados se transformam em importantes indicadores que são capazes de analisar, por exemplo, os locais de destino mais cobiçados pelos viajantes no País.
“Com isso, as empresas e o Poder Público conseguem compreender melhor o comportamento do seu público para gerar novos produtos, ações e serviços mais interessantes, além de ter um melhor suporte no processo decisório de operações”, afirma.
Três modalidades são disponibilizadas pelo Claro GeoData: Turismo, Mobilidade e Localização.
- Claro GeoData Turismo: disponibiliza informações sobre o fluxo de turistas nacionais e internacionais de um município ou região. Dados como duração média de estadias, origem dos turistas, perfil sociodemográfico e dias mais frequentados.
- Claro GeoData Mobilidade: analisa a quantidade de viagens/deslocamentos entre regiões, resultando na elaboração de uma matriz origem-destino, ou “Matriz OD”, como é conhecida na área de planejamento da mobilidade urbana. O Claro GeoData oferece a matriz OD, com análises aprofundadas que possibilitam saber o motivo da viagem, perfil sociodemográfico dos viajantes, horários de partida e chegada.
- Claro GeoData Localização: mostra a quantidade de pessoas que passam ao redor de uma loja, possibilitando insights estatísticos de perfil sociodemográfico predominante, horário de pico de movimento e zona de influência. A abrangência das análises é diária e nacional.