De acordo com um levantamento da Kantar Brandz, a Apple voltou a ser a marca mais valiosa do mundo. A empresa norte-americana se destaca por diversos motivos, entre eles estão hardware, software e portfólios de serviços. Além disso, a marca está bem perto de ser a primeira de trilhões de dólares, sendo que atualmente seu valor de marca é avaliado em US$ 947,1 bilhões.
No ranking da marca mais valiosa do mundo, a segunda posição fica com a Google, que apresenta um dos crescimentos mais rápido do mercado, aumentando 79% e chegando a valer US$ 819,6 bilhões. Em terceiro lugar fica a Amazon, seguida da Microsoft e Tencent, formando assim o Top 5. Inclusive, as quatro primeiras posições são ocupadas por marcas dos Estados Unidos, apenas uma é ocupada por outro país, a China.
Confira o Top 10:
- Apple
- Amazon
- Microsoft
- Tencent
- McDonald’s
- Visa
- Alibaba
- Louis Vouitton
A presença das marcas latino-americanas no ranking das mais valiosas do mundo é bem tímida, sendo o Mercado Livre a única da região a fazer presença no Top 100, ficando na 71ª posição, com valor de mercado de US$ 29,916 milhões.
Segundo o levantamento, marcas como Microsoft, Xara e IBM estão entre as principais tendências globais. Além disso, a pesquisa mostra que a sustentabilidade responde por 3% do valor da marca.
Ainda segundo o estudo, de modo geral, as marcas de tecnologia e de luxo foram as que mais apresentaram crescimento, alcançando 46% em tecnologia ao consumidor e 45% em artigos de luxo. Por exemplo, saltando da posição 47ª para a 29ª, a Tesla teve um dos maiores crescimentos. A loja da Louis Vouitton é a primeira do segmento a alcançar o ranking das 10 maiores marcas globais.