Dando ínicio agora ao nosso 2º assunto sobre a trajetória das Teles do dia, vamos falar da maior prestadora de serviços de Telecomunicações no País, a Oi.
A entrada do investidor Portugal Telecom na Oi reforçou a estratégia da
operadora. Sendo assim, conseguiu apresentar boa performance em 2010,
ficando no segundo lugar no ranking do levantamento. Um dos fatores que
contribuíram para o seu bom desempenho foi a estratégia de ofertar
serviços convergentes, entregando aos clientes os de voz, dados e TV.
A companhia concluiu em 2010 a integração com a Brasil Telecom,
tendo se tornado a maior operadora brasileira de telecomunicações com
presença nacional. Houve esforço concentrado no aumento da cobertura e
da velocidade das ofertas de serviços de banda larga. No segmento móvel,
foi ampliada a capacidade de tráfego de dados 3G, principalmente em São
Paulo e na região sul.
Em 2011, a companhia adquiriu por 27
milhões de reais 100% do capital da Vex, provedora de serviços Wi-Fi. A
estratégia da empresa é oferecer conexão internet para seus clientes em
qualquer lugar como em aeroportos, hotéis, restaurantes e business
centers. Entretanto, a Oi desacelerou neste ano, apresentando queda dos
lucros e também reduziu expectativas de investimentos, previstas
inicialmente em 5 bilhões de reais. Segundo suas estimativas, o
desembolso ficará em 4,5 bilhões de reais. A companhia culpa a redução
do ritmo à queda da receita na telefonia fixa.
O diretor de
Negócios para o Setor Corporativo da Oi, Maurício Vergani, constata que a
grande demanda do mercado corporativo é por soluções E2E (end to end),
providas por empresas totalmente convergentes, que unem fixa e móvel,
voz e dados, telecom e TI, infraestrutura e gestão. “O ano de 2011 foi
um ano de consolidação no setor, inclusive para a Oi, que teve de se
preparar, revisar estratégia de atuação e fortalecer suas
potencialidades. Esperamos fechar o ano com crescimento acima da
economia e nossa expectativa para 2012 é de grandes conquistas”, afirma.