Um acordo avaliado em torno de US$ 19 bilhões pode resultar na criação da maior empresa de telecomunicações da Espanha. A nova empresa poderá ser formada se a Orange e a Masmovil conseguirem autorização para uma fusão. O acordo inclui gatilho para uma possível oferta inicial de ações, além de testar a disposição dos reguladores da União Europeia em permitir a união das empresas.
Nas negociações, que foram anunciadas em março, a nova empresa teria um formato de joint venture 50-50%, co-controlada pela Orange e Masmovil. No entanto, a operação está sujeita à aprovação das autoridades antitruste e com conclusão prevista até o segundo semestre de 2023.
O acordo entre as duas empresas prevê o direito de desencadear uma oferta pública inicial sob certas condições para ambas as partes após um período definido, além da opção da Orange em assumir o controle da entidade combinada ao preço do IPO, conforme consta em comunicado.
De acordo com as duas companhias, com a criação da nova empresa, será possível acelerar os investimentos em conectividade de fibra e 5G, além de ter um potencial de atingir, pelo menos, 450 milhões de euros anuais até o quarto ano após o fechamento da operação.
Esse acordo entre a Masmovil e a Orage surge como um golpe para a Telefónica e a Vodafone, uma vez que era apontada como a mais provável para combinar ativos com a Masmovil, mas como a Orange possui a segunda maior rede de fibra óptica da Espanha, acaba sendo uma melhor opção, uma vez que a maior parte da banda larga da Vodafone é cabeada, dificultando assim a operação.
Para nível e entendimento, a Orange é a segunda operadora no mercado de telecomunicações, perdendo apenas para a Telefónica. A Vodafone é a terceira maior operadora, enquanto que a Masmovil é a quarta participante, que pertence a três fundos de private equity: Cinven Ltd, KKR & Co e Providence Equity Partners LLC.
A Masmovil tem aumentado sua presença em Portugal desde que foi adquirida pelos fundos, sendo que já comprou outra empresa de telecomunicações espanhol, a Euskaltel. Já é um grande cliente atacadista da Orange, tanto em fibra quanto em redes móveis.