Compartilhamento de dados pessoais, fotos e vídeos íntimos no Reddit tem gerado muitos transtornos para mulheres. As vítimas têm sido chantageadas e ameaçadas por conta dessas informações.
A BBC fez um compilado de informações sobre o que houve, explicando como surgiram os crimes e como foram feitos. “Parecia ser um turbilhão de revenge porn, ou pornografia de vingança”, disse a matéria. Muitas mulheres tiveram seus corpos expostos em trocas de fotos e vídeos. Até as identidades foram expostas. Diversos perfis anônimos fazendo troca e venda de fotos e vídeos íntimos sem permissão.
Junto as fotos havia úmero de telefone, perfil das redes sociais e endereços. Assim as mulheres eram vítimas não só da exposição e de comentários ofensivos, como eram ameaçadas e chantageadas. Os criminosos entravam em contato, falavam sobre qual conteúdo íntimo tinham posse e assim tentava extorquir.
O Reddit afirma ter regras para evitar o compartilhamento de fotos e vídeos íntimos explícitos e sem consentimento, porém o mecanismo de segurança não funcionou como deveria, segundo a reportagem da BBC.
Foram mais de 15000 imagens de mulheres, expostas em contexto sexual. E todas elas, segundo a matéria, estavam sendo atacadas nos comentários como se fossem meros objetos sexuais.
Foram compartilhadas desde fotos como selfies enviadas para parceiros, até vídeos do ato sexual que foram filmados sem o conhecimento das mulheres.
Algumas vítimas disseram que tentaram remover o conteúdo do Reddit e sentiram que a empresa não estava ajudando como poderia.
O Reddit disse à BBC que removeu mais de 88 mil imagens sexuais não consensuais no ano passado e que leva a sério essa questão.
“Sabemos que temos mais trabalho a fazer para prevenir, detectar e acionar esse conteúdo de forma ainda mais rápida e precisa, e estamos investindo agora em nossas equipes, ferramentas e processos para atingir esse objetivo”, disse um porta-voz da empresa.
Na matéria completa da BBC ainda é possível saber dados e detalhes sobre os crimes e o que o Reddit tem feito para combater essa situação.
Para evitar a exposição íntima, é recomendado que ao enviar fotos conhecidas como nudes, a pessoa evite mostrar o rosto e partes do corpo que sejam facilmente reconhecidas, como por exemplo, pintas e tatuagens. Mas independente disso, é importante lembrar que divulgar fotos íntimas sem consentimento da pessoa é crime no Brasil e em vários outros lugares do mundo.