A Entidade Administradora da Conectividade de Escolas, o EACE, está pronta para escolher provedores de conectividade em 181 escolas que fazem parte do projeto-piloto liberado pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas, o Gape. O chamamento foi publicado nesta terça-feira, 30 de agosto e divulgado pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações.
Quem passar por essa seleção será responsável por fornecer soluções sobre conectividade em escolas dos seguintes lugares: Baía da Traição/PB, Berilo/MG, Cavalcante/GO, Coronel Domingos Soares/PR, Entre Rios/SC, Espigão D´Oeste/RO, Gaúcha do Norte/MT, Pau D´arco/PA, Santa Luzia do Itanhy/SE e Silva Jardim/RJ.
Escolha das escolas para o projeto de conectividade
A escolha do Gape por esses municípios foi feita em base de variáveis como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o IDHM, número de alunos que seriam beneficiados, porte e grau de conectividade de cada cidade e a existência de instituições de ensino em regiões indígenas, comunidades quilombolas e assentamentos rurais.
Segundo o Gape, as instituições devem ser conectadas, de preferência, através de fibra óptica, com, pelo menos, 50 Mbps de velocidade de download por escola. Além disso, é desejável o fornecimento de 1Mbps por aluno no turno maior.
Entre outras exigências, há também o pedido de solução completa da implantação e manutenção de rede interna, que inclua cabeamento estruturado e cobertura Wi-Fi nas dependências da instituição de ensino. Fora isso, são necessários todos os recursos para conectividade: projeto, materiais, taxas, licenças, serviços, equipamentos e outros insumos necessários.
É importante que a empresa avalie a rede elétrica que há, fazendo os necessários ajustes. E quando não houver energia elétrica comercial, encontrar uma solução para isso.
Como participar
As empresas que desejarem participar devem entrar em contato até 12 de setembro de 2022, pelo e-mail projetopiloto@eace.tec.bre. Enviar: razão social, CNPJ, nome completo, endereço de e-mail e número de telefone da pessoa responsável e endereço da página da internet da empresa (se houver).
Saiba mais sobre os detalhes no chamamento lendo o aviso publicado online . A lista completa das escolas selecionadas vai constar no site da Anatel.