Nesta quinta-feira (1º), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou oficialmente a faixa de 3,5 GHz do 5G para uso comercial das operadoras em três novas capitais: Recife, Fortaleza e Natal. Com isso, a TIM, Vivo e Claro já podem ativar o sinal da tecnologia na versão standalone (SA) nas três cidades. Nesse primeiro momento, somente a TIM e Vivo anunciam os bairros que terão cobertura da rede.
Assim como tem feito em outras capitais que já contam com a rede, a TIM inicia sua operação com a maior cobertura, contemplando 19 bairros. Segundo a operadora, até o fim do ano, a expectativa é que o alcance do sinal esteja sendo propagado em 100% das áreas de Recife.
“Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G do Nordeste e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo, nesse momento, mais que o dobro da cobertura mínima exigida”, diz o diretor de Vendas da TIM no Nordeste, Bruno Talento.
Os 9 bairros contemplados são:
- Boa Viagem
- Casa Forte
- Torre
- Parnamirim
- Alto Santa Terezinha
- Várzea
- Casa Amarela
- Morro da Conceição
- Pina
- Apipucos
- Soledade
- Tamarineira
- Derby
- Torrões
- Graças
- Zumbi
- Madalena
- Macaxeira
- Aflitos
Assim como vem anunciando, a TIM explica que para ter acesso ao 5G SA, é necessário que os usuários tenham um pacote para “turbinar” os planos com mais de 50 GB de internet. A operadora afirma que o 5G pode alcançar velocidade até 100 vezes mais rápida que a rede 4G. Além disso, ressalta que espera atingir fortemente os clientes pessoas físicas, mas também os empresariais.
O novo pacote estará disponível em breve e segue a promoção de adesão nos primeiros três meses após o lançamento, que garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, custará R$ 20 mensais.
Cobertura Vivo
Muito longe da cobertura da TIM, a Vivo contemplará com o seu 5G apenas o bairro de Boa Viagem.
“Com a nova rede, neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial”, explica a diretora regional da Vivo, Karina Tenório.
A Claro, assim como as outras empresas, afirmou que já está pronta para ativar o 5G em Recife, mas não revela quais áreas terão sua cobertura. No entanto, reforça que adoção ao 5G+ não precisa de alteração de contrato, em mudança de plano ou de chip.