Reunião do Gaispi, Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, que aconteceu nesta quarta-feira, 14, rendeu novidades boas sobre o avanço do 5G. O projeto Siga Antenado comunicou que os testes que precisavam ser feitos para ativação do sinal da nova internet em Belém (PA) e Manaus (AM) já foram concluídos.
Com isso, até outubro todas as capitais do Brasil já terão o sinal do 5G ativado, liberado para o uso.
Nas capitais do Norte, especialmente Belém e Manaus, havia preocupações com a logística sobre as antenas que viabilizam o sinal 5G. Os atrasos aconteceram em função das estações master de serviços de satélite.
5G em Belém
No caso de Belém, havia a preocupação com a estação da Embratel, que fica no distrito de Mosqueiro. Porém, testes foram realizados e comprovaram que já é possível liberar a frequência nas cidades, desde que respeite uma distância de 22 Km entre a estação FSS e as estações de radiobase do 5G, sem usar filtros.
Apesar disso, nenhuma operadora se manifestou ainda sobre a ligação do 5G nessa região de Belém, pelo menos não na fase inicial de implantação. Mas, quando a rede estiver com maior uso, será importante adotar um filtro.
Situação na capital do Amazonas
Já em Manaus, a estação master fica no centro da cidade. Porém, com os bons resultados de Belém, os responsáveis técnicos ficam animados e confiantes que haverá solução para a outra capital também.
Com essas informações, Moisés Moreira, responsável pela limpeza da faixa 3,5 GHz para o 5G, afirmou que esses resultados demonstram que não há mais motivos para adiar a ativação da internet de quinta tecnologia nas outras capitais, como já aconteceu anteriormente.
Agora ele deu a previsão de conclusão até 28 de outubro, já que não deve haver pedidos de prorrogação.
Liberação do 5G em mais sete capitais
Durante a reunião desta quarta, também ficou decidido que mais sete capitais vão receber a ativação nos próximos dias, faltando a apenas a autorização da Anatel: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Maceió (AL), Teresina (PI), Aracaju (SE) e Boa Vista (RR).