11/04/2025

União Europeia quer taxar empresas de tecnologia dos EUA

Bloco econômico entende que as empresas de tecnologia dos Estados Unidos, que estão na Europa, precisam custear parte do tráfego de internet.

A União Europeia fará consulta sobre grandes empresas de tecnologia contribuírem com custos de telecomunicação. Esse é um desejo antigo das operadoras de lá. As empresas querem, e pressionam, que companhias como Alphabet (que comanda o Google), Meta (dona do Facebook, WhatsApp e Instagram) e Netflix (todas estadunidenses), paguem algo, já que, segundo as operadoras, essas companhias usam grande parte do tráfego da internet da UE.

tecnologia

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 16, através de Thierry Breton, representante de telecomunicações da UE. Ele disse que essa questão de participação justa das empresas de tecnologia dos Estados Unidos nos custos das telecomunicações da Europa e na infraestrutura da internet, fará parte de uma grande consulta que deve envolver, no futuro até o metaverso. 

O consumo de internet por parte das empresas estadunidenses

Durante o mês de maio, o grupo de operadoras de telecomunicações europeias, o ETNO, publicou um relatório onde consta que mais da metade do tráfego de rede global é das empresas: Google (Alphabet), Facebook (Meta), Netflix, Apple, Amazon e Microsoft. 

As empresas, por sua vez, alegam que essa contribuição vai contra a neutralidade de rede, que os provedores de internet devem permitir o acesso aos conteúdos independente da fonte. 

Já os provedores de internet dizem que as empresas em questão têm interesses que conflitam com os serviços de voz, TV e exploração de rede. 

Sobre a consulta e a UE

A consulta será lançada em 2023, durante o primeiro trimestre do ano, e deve levar de cinco a seis meses para ser concluída, afirmou Breton. Depois disso, as propostas da Comissão Europeia serão incorporadas ao processo. 

As informações foram divulgadas pela Reuters, direto de Paris/Bruxelas. Os membros atuais do bloco econômico da União Europeia são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.

ViaUOL
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Angelo Costa

Que matéria tosca , toda rede móvel é dependente de energia elétrica, a maioria das torres possui baterias de longa duração, porém no país q vivemos no dia a dia poucas ainda tem, pois foram roubadas.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Tony Cursino

Parece tão óbvio: faltou energia nas ERBs já era o o 4G, 5G…basta que as baterias não funcionem ou não existam mais na estação.

Cidade - UF
Cachoeira Paulista-SP
Carlos Viana

Conheço uma localidade que todas as vezes que falta energia elétrica fica sem sinal no celular, não funciona.

Cidade - UF
Ceará
Simone Alves

Na verdade perdi meu sinal de rede por diversas vezes com a queda de energia na minha região.
Liguei posteriormente para operadora e também para o fabricante do aparelho afim de solucionar o problema.
Nunca foi solucionado.
Hoje a energia da minha região caiu e novamente fiquei sem rede.
Após diversas tentativas e busca oor resposta, tentei colocar o aparelho em modo econômico de energia. Resultado: tudo voltou a funcionar.
Não sei explicar mas, se isso acontecer com você, apenas coloque o aparelho em modo econômico de energia.
Simples assim!

Cidade - UF
Divinópolis MG
Zaqueu

Aqui não e raro e sempre a Tim e a vivo falta energia some o sinal nunca funciona

Cidade - UF
Sc