ARecordTV teve seus sistemas invadidos por hackers durante o último sábado, 08, mas as coisas ainda não foram resolvidas. Por isso a emissora precisou acionar a polícia cibernética para conseguir resolver esse problema por completo.
Houve um caso de invasão e sequestro de arquivos da emissora. Segundo Ricardo Feltrin, do Uol, a emissora não tem dúvidas de que os criminosos vão pedir resgate do material sequestrado.
RecordTV não tem suspeitos
Não se sabe ainda o que aconteceu durante o sábado. A transmissão precisou ser interrompida, toda programação ao vivo foi cancelada e os funcionários foram dispensados. Acredita-se que os hackers entraram por uma falha humana, técnica ou até intencional no sistema.
Com isso, a RecordTV perdeu conteúdos gravados, editados e brutos que já foram transmitidos ou que ainda seriam exibidos em breve.
Também segundo Feltrin, a Record perdeu acesso a e-mails trocados, enviados ou recebidos por funcionários, tanto por funcionários, internamente ou com terceiros. Não há como usar a intranet na emissora.
Toda essa demora, falta de comunicação e o próprio roubo de informações está levando a emissora ao pânico. Há conteúdos sigilosos da área comercial e artística, fora as informações pessoais da diretoria da Record.
Com tudo isso, quem mais está sofrendo é o jornalismo. Isso porque as equipes estão tendo de cobrir os buracos que ficaram, na busca de manter a programação.
A emissora ainda não deu nenhum parecer ou emitiu nenhuma nota sobre o ataque que sofreu. Caso aconteça, a matéria será atualizada.
Ataque a RecordTV
Durante a manhã de sábado, 08, a emissora estava transmitindo o seu jornal matinal, o Fala Brasil, quando interrompeu bruscamente a programação. Passou a exibir o seriado “Todo Mundo Odeia o Chris” e começou a liberar os funcionários para casa.
Até então não se sabe o que houve, a programação não voltou ao normal e, como foi dito, há uma investigação correndo para saber o que houve.