Os Hackers pedem resgate pela informações sequestradas no sistema da RecordTV. Já era esperado esse pedido e o que eles exigiram foi US$ 5 milhões, o que equivale a cerca de R$ 25 milhões para liberar os conteúdos da emissora. Além disso, os criminosos ameaçam que, caso não recebam o valor, vão publicar todo o conteúdo na internet.
Essas últimas informações foram obtidas por Germán Fernández, profissional de cibersegurança. Ele teve acesso às conversas que a RecordTV teve com BlacCat/AlphaVM, o ransomware usado pelo hack, segundo matéria de Ricardo Feltrin, do Uol.
Prazo de pagamento imposto pelos hackers à Record
Os criminosos deram o prazo de até 15 de outubro para o pagamento ser efetuado e a emissora conseguir ter acesso aos seus arquivos novamente. E durante o dia 15, eles têm até às 13h56 para fazer a transação. Lembrando que esse horário é de acordo com o horário Norte-Americano.
Se dentro do prazo o valor exigido não for pago, eles ameaçam começar o ataque de distribuição de dados na internet.
O ataque que RecordTV está sofrendo
Desde sábado, 8, a programação da RecordTV começou a sofrer problemas. Porém, segundo Germán Fernández, desde sexta, 7, o ataque já vem acontecendo.
Contudo, somente durante na manhã de sábado a programação que o público sentiu alguma diferença. O telejornal Fala Brasil estava sendo exibido quando foi interrompido para passar o seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”. Desde então a emissora tem tentado manter a normalidade, mas os conteúdos estão escassos, já que os criminosos sequestraram materiais antigos e os que ainda iriam para o ar.
Hackers oferecem até consultoria
Os hackers que invadiram o sistema da RecordTV, além das ameaças, ofereceram consultoria para a emissora, para explicar como aconteceu a invasão e como eles podem se proteger. Segundo eles, da forma que foram invadidos eles não terão como resolver o problema sozinhos.
Todo o acervo da RecordTV está sob domínio dos hackers, mas o maior medo da TV é que eles tenham posse de mensagens, e-mails e outros materiais confidenciais que foram guardados ao longo dos anos.