O 5G já é realidade em algumas partes do Brasil, desde o início de Outubro todas as capitais já ativaram o sinal e muitas pessoas já podem desfrutar dessa internet rápida. Mas, por ser tudo muito novo, é interessante saber dicas de como usar essa rede.
A internet de quinta geração é até 10x mais rápida que a sua antecessora, 4G. Com alguns detalhes bem ajustados, é possível usar do melhor desse sinal mais novo que tanto pode agregar na comunicação dos brasileiros.
Altos e baixos do 5G no Brasil
Apesar de ter muitas qualidades, existem várias barreiras que atrapalham o desempenho e o acesso do cidadão comum, que mora em uma região com o 5G ativado, a usufruir desse sinal. O mais importante de tudo é ter um aparelho compatível e estar alinhado com a operadora para saber se ela exige troca de chip ou aquisição de novos planos.
Recentemente o Portal G1 fez também uma lista de dicas e fatores que influenciam no bom uso da rede de internet 5G. Em alguns casos, mesmo com aparelho certo e sem pendências com a operadora, os consumidores ainda encontram problemas de conexão.
Dicas sobre fatores externos que contam na conexão com o 5G
Embora as capitais já tenham sinal, as cidades ainda não estão tomadas de antenas. Estar longe delas e em ambientes internos conta muito para que a conexão se torne mais lenta.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a distância ideal para uma boa cobertura entre as antenas é de 300 metros. Para saber se há alguma perto de você, acesse o site da Anatel sobre o assunto.
Portanto, para ter uma boa conexão 5G é imprescindível estar em uma região de alta densidade de antenas. E por conta do formato das ondas dessa conexão mais nova, isso é ainda mais necessário.
Outra dica importante é que ambientes fechados atrapalham a conectividade do 5G
Sabe quando o Wi-Fi não funciona direito no cômodo mais longe do modem? O princípio é o mesmo. As ondas de conexão da sua casa não atravessam muitas barreiras.
Sendo assim, para o 5G não é diferente. Ao ar livre o celular capta muito melhor as ondas de conexão, facilitando o uso muito mais do quando se está em um local fechado. E esse contexto só deve melhorar quando o Brasil tiver uma grande infraestrutura para essa rede.
Cobertura das operadoras
Como o 5G ainda está em fase de implementação, nem todas as operadoras entregam serviço dessa rede em todos os bairros, mesmo que a cidade já tenha o sinal ativado. Por isso, verifique com seu provedor se já há serviço 5G para região onde está tentando se conectar.
Se a resposta for negativa é possível fazer troca de operadora para alguma que já tenha cobertura, ou esperar pelo avanço da rede.
Mas, se existe a oferta e o sinal não funciona, é direito do consumidor reclamar. Se não houver retorno da operadora, nem mesmo na ouvidoria, é possível buscar também ajuda com a Anatel ou Procon.