Ninguém gosta de levar seu smartphone para conserto em uma assistência técnica, pois além de ficar alguns dias sem o aparelho, ainda corre o risco ao expor seus dados e informações pessoais a um estranho. No entanto, essa exposição será um problema a menos para o usuário, pois a Samsung está liberando um novo recurso de segurança: Modo de Manutenção.
A empresa sul-coreana afirma que a ferramenta protegerá informações pessoais, como fotos, mensagens e agenda de contatos, enquanto o dispositivo estiver na mão de terceiros. A função tinha sido vista anteriormente nas versões beta da One UI 5, e agora foi oficializada pela companhia.
A novidade está no Android 13 e na One UI 5, e segundo a Samsung, chegará de forma gradual para os aparelhos da marca a partir do Galaxy S22, que foi lançado no início do ano.
O Modo de Manutenção funciona da seguinte forma: será possível criar uma conta de usuários separada para quando o aparelho estiver em reparo. Dessa forma, o dispositivo poderá ser reparado e testado na assistência, mas não será possível acessar as informações privadas que estão na conta original do dono.
Para ativar, o usuário precisa selecionar o recurso no menu “Cuidados com a bateria e o dispositivo” dentro do aplicativo de configurações e reiniciar seu smartphone. Dessa forma, assim que o smartphone for reiniciado, todas as informações pessoais ficarão restritas. Com o modo ativo, não será possível recuperar aplicativos instalados pelo dono do celular.
Além disso, dados e contas que forem criados quando o aparelho estiver no Modo de Manutenção serão excluídas automaticamente assim que o proprietário desativar o recurso. O mesmo ocorrerá, se os técnicos baixarem aplicativos na Galaxy Store.
“Este é apenas o exemplo mais recente de nossos esforços constantes para introduzir novas maneiras de fazer as pessoas se sentirem seguras e no controle”, contou a empresa em comunicado.
Embora o anúncio inicial seja que o recurso está disponível nos modelos Galaxy S22 e posteriores (porque o Modo de Manutenção foi testado inicialmente na linha S21), é provável que a função seja liberada para outros dispositivos da marca com o Android 13 e a interface One UI 5. O processo de liberação da ferramenta continuará ao longo de 2023, de acordo com a empresa.