O recurso das Comunidades finalmente estreou no WhatsApp. Essa atualização parece um supergrupo. Nela é possível fazer enquetes, videochamadas para até 32 pessoas e mais. A novidade começa a ser liberada nas últimas versões das atualizações do iOS e do Android. Porém, logo vai chegar a outros modelos.
A função das Comunidades está disponível em alguns países. A tendência é que chegue no Brasil somente em 2023, a pedido da Justiça brasileira. Houve um medo que interferisse nas Eleições 2022.
Como funciona as Comunidades
O recurso das Comunidades do WhatsApp foi anunciado em Abril de 2022. Funciona da seguinte maneira: os usuários podem reunir várias pessoas com interesse em comum, que por sua vez estão reunidas em grupos, para se comunicar com várias pessoas de uma só vez.
Ou seja, é um abrigo para grupos, um grande espaço de concentração. Assim será possível enviar uma só mensagem para várias pessoas de uma vez só, sem necessitar encaminhar várias vezes o conteúdo, de grupo em grupo.
Mark Zuckerberg, descreve a novidade como um grande guarda-chuva. Mark é o CEO da Meta, empresa dona e gerenciadora do WhatsApp, Facebook e Instagram.
“Com as Comunidades, administradores terão as ferramentas para organizar conversas sob um único guarda-chuva”
Na parte visual, no layout, os usuários vão encontrar a nova seção à esquerda da tela dos chats. Nessa região vai encontrar os supergrupos e ver o que está acontecendo em todos.
Porque a Justiça do Brasil barrou
O potencial de disparo de informações que abriga o WhatsApp está cada vez maior e aumenta com as Comunidades, e foi isso que preocupou a Justiça brasileira. Há rumores que o aplicativo vai permitir que cada grupo abrigue mais de mil contatos, mas atualmente são pouco mais de 200.
Abrigar grupos enormes nas comunidades amplia a possibilidade de disparo de várias mensagens. Sendo assim, o envio de mensagens mentirosas ou desinformações tem um potencial muito maior. A Justiça brasileira então pediu para a Meta adiar a novidade no Brasil, mas evitar problemas maiores durante as Eleições 2022.