Desde que iniciou o processo de implementação do 5G no Brasil, os acessos à tecnologia aumentaram durante os últimos meses. Atualmente, de acordo com dados do portal Teleco, a quinta geração de internet móvel registrou no terceiro trimestre do ano mais de 4 milhões de acessos.
Desde o início do terceiro trimestre de 2022 que os acessos da tecnologia vem crescendo, sendo que em julho foram contabilizados 3.356.102 milhões usuários, em agosto foram registrados 3.634.870 milhões, finalizando assim o mês de setembro com total de 4.065.293 acessos no Brasil.
Houve um grande avanço em comparação ao trimestre anterior, onde foram contabilizados 2.894.363 acessos 5G.
Entre as operadoras que oferecem o sinal da tecnologia, a Claro é líder no ranking, tendo registrado no trimestre em questão 1.708.701 milhões de acessos, seguida da Vivo e TIM, com 1.491.232 milhões e 865.360 mil acessos, respectivamente. No entanto, vale ressaltar que não são detalhadas se são acessos do padrão Standalone (puro) ou non-Standalone (DSS), uma vez que as operadoras fazem uso das duas modalidades.
Velocidade das redes
Quanto à velocidade, segundo dados da consultoria Opensignal no relatório “Com novo espectro, 5G deve melhorar no Brasil”, o 5G é 2,3 vezes mais rápido do que o 4G, sendo que o upload chega a ser 2,1 vezes mais rápido em comparação a versão anterior.
A velocidade de download do 5G chega a 51,7 Mbps, com pico de velocidade em 188,4 MBps, taxa de upload de 18,3 Mbps. Já o 4G tem velocidade de 21,6 Mbps, pico de velocidade de 82,6 Mbps e upload de 8,5 Mbps.
Smartphones 5G
Até Outubro deste ano foram homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cerca de 90 modelos de celulares compatíveis com a quinta geração de internet móvel.
Dentre as fabricantes que homologaram dispositivos, a Samsung aparece no topo com 28 modelos, seguida da Motorola (18), Xiaomi (11), Apple (13), Asus (7), Realme (5), TCL (2) e Outros (4). Como outros são entendidos marcas como Lenovo, Multilaser, HMD Global, Positivo e Zebra. A lista dos aparelhos pode ser conferida no portal da Anatel.
Que matéria tosca , toda rede móvel é dependente de energia elétrica, a maioria das torres possui baterias de longa duração, porém no país q vivemos no dia a dia poucas ainda tem, pois foram roubadas.
Parece tão óbvio: faltou energia nas ERBs já era o o 4G, 5G…basta que as baterias não funcionem ou não existam mais na estação.
Conheço uma localidade que todas as vezes que falta energia elétrica fica sem sinal no celular, não funciona.
Na verdade perdi meu sinal de rede por diversas vezes com a queda de energia na minha região.
Liguei posteriormente para operadora e também para o fabricante do aparelho afim de solucionar o problema.
Nunca foi solucionado.
Hoje a energia da minha região caiu e novamente fiquei sem rede.
Após diversas tentativas e busca oor resposta, tentei colocar o aparelho em modo econômico de energia. Resultado: tudo voltou a funcionar.
Não sei explicar mas, se isso acontecer com você, apenas coloque o aparelho em modo econômico de energia.
Simples assim!
Aqui não e raro e sempre a Tim e a vivo falta energia some o sinal nunca funciona