11/04/2025

Qual operadora domina os acessos 5G no Brasil até agora?

Confira também quais foram as fabricantes que homologaram o maior número de smartphones compatíveis com a rede junto à Anatel.

Desde que iniciou o processo de implementação do 5G no Brasil, os acessos à tecnologia aumentaram durante os últimos meses. Atualmente, de acordo com dados do portal Teleco, a quinta geração de internet móvel registrou no terceiro trimestre do ano mais de 4 milhões de acessos.

Desde o início do terceiro trimestre de 2022 que os acessos da tecnologia vem crescendo, sendo que em julho foram contabilizados 3.356.102 milhões usuários, em agosto foram registrados 3.634.870 milhões, finalizando assim o mês de setembro com total de 4.065.293 acessos no Brasil.

Houve um grande avanço em comparação ao trimestre anterior, onde foram contabilizados 2.894.363 acessos 5G.

Entre as operadoras que oferecem o sinal da tecnologia, a Claro é líder no ranking, tendo registrado no trimestre em questão 1.708.701 milhões de acessos, seguida da Vivo e TIM, com 1.491.232 milhões e 865.360 mil acessos, respectivamente. No entanto, vale ressaltar que não são detalhadas se são acessos do padrão Standalone (puro) ou non-Standalone (DSS), uma vez que as operadoras fazem uso das duas modalidades.

Velocidade das redes

Quanto à velocidade, segundo dados da consultoria Opensignal no relatório “Com novo espectro, 5G deve melhorar no Brasil”, o 5G é 2,3 vezes mais rápido do que o 4G, sendo que o upload chega a ser 2,1 vezes mais rápido em comparação a versão anterior.

A velocidade de download do 5G chega a 51,7 Mbps, com pico de velocidade em 188,4 MBps, taxa de upload de 18,3 Mbps. Já o 4G tem velocidade de 21,6 Mbps, pico de velocidade de 82,6 Mbps e upload de 8,5 Mbps.

Smartphones 5G

Até Outubro deste ano foram homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cerca de 90 modelos de celulares compatíveis com a quinta geração de internet móvel.

Dentre as fabricantes que homologaram dispositivos, a Samsung aparece no topo com 28 modelos, seguida da Motorola (18), Xiaomi (11), Apple (13), Asus (7), Realme (5), TCL (2) e Outros (4). Como outros são entendidos marcas como Lenovo, Multilaser, HMD Global, Positivo e Zebra. A lista dos aparelhos pode ser conferida no portal da Anatel.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Angelo Costa

Que matéria tosca , toda rede móvel é dependente de energia elétrica, a maioria das torres possui baterias de longa duração, porém no país q vivemos no dia a dia poucas ainda tem, pois foram roubadas.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Tony Cursino

Parece tão óbvio: faltou energia nas ERBs já era o o 4G, 5G…basta que as baterias não funcionem ou não existam mais na estação.

Cidade - UF
Cachoeira Paulista-SP
Carlos Viana

Conheço uma localidade que todas as vezes que falta energia elétrica fica sem sinal no celular, não funciona.

Cidade - UF
Ceará
Simone Alves

Na verdade perdi meu sinal de rede por diversas vezes com a queda de energia na minha região.
Liguei posteriormente para operadora e também para o fabricante do aparelho afim de solucionar o problema.
Nunca foi solucionado.
Hoje a energia da minha região caiu e novamente fiquei sem rede.
Após diversas tentativas e busca oor resposta, tentei colocar o aparelho em modo econômico de energia. Resultado: tudo voltou a funcionar.
Não sei explicar mas, se isso acontecer com você, apenas coloque o aparelho em modo econômico de energia.
Simples assim!

Cidade - UF
Divinópolis MG
Zaqueu

Aqui não e raro e sempre a Tim e a vivo falta energia some o sinal nunca funciona

Cidade - UF
Sc