A Apple sempre se orgulhou da sua defesa da privacidade como um “direito humano”, sendo um dos principais motivos da empresa alegar ter seu sistema fechado para empresas terceiras dentro dos seus dispositivos. No entanto, acontece que agora a App Store passou a receber novos posicionamentos de anúncios, deixando alguns usuários preocupados com a mudança na política da companhia.
Baseado nessa preocupação, dois desenvolvedores e pesquisadores de segurança, que se identificam como “Mysk”, levantaram mais questionamentos sobre a privacidade na App Store após começar a receber mais anúncios. Eles revelaram que o iOS tem enviado para a Apple de como os usuários estão se integrando com a loja de aplicativos.
Em uma postagem no Twitter, eles mostraram um vídeo onde os anos de uso incluem detalhes dos locais em que o usuário toca na tela, cujas informações são enviadas em tempo real para a Apple por meio de um arquivo JSON. Eles afirmam que a empresa tem acompanhado essas ações na App Store desde o lançamento do iOS 14.6 em maio de 2021. Interessante é que a empresa lançou o recurso App Tracking Transparency um mês antes com o iOS 14.5.
“Parece que a #AppStore no 1OS 14.6 envia cada toque que você faz no aplicativo para a Apple. Esses dados são enviados em uma solicitação. À medida que o usuário navega no aplicativo da App Store, o uso detalhado é enviado à Apple simultaneamente”, tuitaram os pesquisadores.
Não há explicação oficial de como a Apple usa esses dados, mas tudo indica que a empresa tem rastreado a forma como os usuários navegam pela App Store. Vale ressaltar que desde que a Apple começou a oferecer anúncios na App Store, os desenvolvedores têm acesso a algumas estatísticas sobre o desempenho de seus anúncios – portanto, esses dados podem estar relacionados a isso.
De acordo com o portal 9to5mac, empresa alegue que os dados coletados não são compartilhados com terceiros, são bastante contraditórios, uma vez que a Apple vem criando barreiras para dificultar o rastreamento de usuários do iOS por terceiros, o que afetou as plataformas de anúncios do Google e Meta.
Além disso, segundo os desenvolvedores, os dados da loja de aplicativos são enviados para a Apple, mesmo se a opção Anúncios Personalizados estiver desativada.
Confira o tweet: