O 5G e a saúde devem formar uma parceria de sucesso e qualidade. O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo junto com uma iniciativa privada pretende criar um atendimento remoto com a ajuda da nova internet, expandindo um projeto que já existe. Dessa forma, eles podem conseguir levar saúde para diferentes locais do país.
Assim, o 5G iria se a saúde pública do Brasil, o SUS – Sistema Único de Saúde, facilitando a vida das pessoas que precisam de atendimento médico, mas, apesar de ser público, não consegue chegar até ele.
5G pode ser um grande aliado da saúde pública
Esse projeto se chama OpenCare 5G. A princípio ele vai ajudar a qualidade da saúde no Brasil, auxiliando UBS – Unidades Básicas de Saúde, através da internet 5G. Além disso, também deve trabalhar com foco na universalização do pré-natal e melhorar os atendimentos de emergências através de aparelhos de ultrassom portáteis com conexão da rede móvel.
Assim, o acesso à saúde pública no país poderá ser mais democratizado, afinal há um potencial de melhoria nos atendimentos médicos para todos, inclusive para pessoas mais afastadas dos centros urbanos.
Nativos que vivem no Alto do Xingu levam oito horas para chegar em um posto de saúde
Antes de implementar esse projeto o Hospital das Clínicas fez um piloto com comunidades indígenas do Alto Xingu, que fica na região amazônica.
Por lá, só 4% das mulheres conseguem fazer um pré-natal correto e para isso acontecer, em muitos casos, é necessária uma viagem de oito horas até chegar ao local do atendimento.
Fora a distância, nos postos não há médicos especialistas nem muito menos equipamentos adequados. Por isso que um aparelho de ultrassom portátil, que é operado remotamente com a ajuda do 5G é uma solução importante.
Rede 5G livre para a saúde
O 5G utilizado no projeto é de uma rede privada para a conexão e é dedicado à saúde. Sendo assim, não haverá nenhuma preocupação em concorrer com o uso da população em seus celulares.
É esperado que esse projeto ganhe uma escala nacional, ajudando diversas áreas com dificuldade em atendimento médico básico adequado. Tudo depende dos próximos resultados com a execução do projeto.