A TIM lançou toque de celular antirracista feito por Negra Li. Segundo a companhia, essa ação faz parte da campanha “Saia do modo silencioso” (mesmo nome da música), desenvolvida pela BETC Havas, e busca amplificar vozes contra o preconceito na semana da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro.
A operadora diz que não se pode combater o racismo sem dizer nada, por isso a participação da campanha com uma música antirracista. A canção está disponível em formato de ringtone e também em uma versão completa, com um clipe publicado no canal YouTube da TIM.
Ana Paula Castello Branco, diretora de Comunicação e Marca da TIM, disse que “temos que sair do modo silencioso”, fazendo um contraponto com a realidade de muitos brasileiros que usam seus aparelhos sem som. E por outro lado, é necessário se posicionar contra o racismo:
“Hoje em dia, a maior parte dos brasileiros mantém seus celulares no ‘silencioso’. Usamos esse hábito da população como ponto de partida para chamar a atenção para a luta contra o racismo, lançando uma música com uma letra muito forte em formato de toque de celular. A ideia é que as pessoas entendam que precisamos amplificar as vozes contra o preconceito. Temos que sair do ‘modo silencioso’, porque a luta antirracista deve ser de todas as pessoas.”
Música antirracista da ação da TIM tem falas de Martin Luther King Jr. e Mariele
A participação da Negra Li na ação, segundo Ana Paula, é motivo de felicidade para a empresa. A cantora participou do processo de composição da música e também é uma ativista na luta de apoio à negritude e outros temas sociais.
“Estamos muito felizes por tê-la conosco nessa campanha. A canção foi composta pela própria Negra Li, uma cantora incrível e que está há anos envolvida em projetos de apoio à negritude e outros temas sociais.”
A inspiração para a música foram falas contra o racismo, incluindo o discurso de Martin Luther King Jr. no Lincoln Memorial, na década de 60, e reflexões de Nelson Mandela. Além disso, há também trechos de livros e entrevistas de Marielle Franco, Lázaro Ramos, Djamila Ribeiro, Michelle Obama, Glória Maria e Tia Má, dentre outros. Músicas e poemas de Elza Soares, Gilberto Gil, Bia Ferreira, Conceição Evaristo, Emicida e Racionais MC.
Para divulgação da faixa em combate ao racismo, a TIM vai trabalhar a canção nas redes sociais com Tia Má e Murilo Loran no Instagram e Jordan e Mel, Gustavo, Ariah Music e Raiane no TikTok. Além disso, os podcasts DiaCast e Tá Mutado também falarão da canção.
A cantora IZA, embaixadora da TIM, vai ainda divulgar em suas redes as demais ações da operadora no combate ao racismo e em prol da inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho.
Sair do modo silenciosos para combater o racismo
Maiusi Vieira, Especialista de Diversidade e Inclusão da BETC HAVAS, também comentou sobre a ação, dizendo que é importante atuar contra o racismo e para isso é necessário sair do silencioso.
“Abraçar a diversidade e garantir a inclusão são alguns dos nossos principais valores e por isso ficamos muito felizes com o resultado desse projeto em que a nossa equipe de criação se somou com a TIM em um só objetivo, trazendo a Negra Li com toda a sua influência e representatividade”, afirmou.
Confira a letra da música abaixo, “Saia do modo silencioso”, composta por Negra Li:
“Atenção, isso não é uma chamada qualquer
É um chamado antirracista. Um chamado antirracista.
Saia do modo silencioso
O plano é audacioso
Te mostrar que meu povo é sagaz
Amplifiquem vozes antirracista
Lembrando todo dia
Que toda intolerância é contra a paz…
Contra o preconceito não faço silêncio esse é o modo barulho
Não abaixo a cabeça meu black é coroa e dela tenho orgulho
Somos resistência matriz africana, e se engana quem pensa que é blefe
Com ginga de Gana, até minha grana é black
Do berço do samba rainha do rap…
Pensam que me pararam
mas aqui racistas nunca passaram
Não somos banquetes desse tubarão
Com minha nota preta compro o casarão…
Somos a cor em ação
qual é a cor da alma e do seu coração
Em busca da mudança pra uma geração
exemplos de vitória e de superação…
Quando o assunto for a minha cor
Minha origem meu valor
Eu exijo mais amor
Mais respeito
E Canto por quem me representou
Se posso ser quem sou
Á quem por mim lutou
Agradeço
Amplifiquem vozes antirracista (vai, vai)
Amplifiquem vozes antirracista (vai, vai)
Amplifiquem vozes antirracista (vai, vai)
Amplifiquem vozes antirracista (vai, vai)
Consciência negra sim
Quem dera todo dia sempre fosse assim
Respeito sempre bom pra você pra mim
Contra o preconceito luto até o fim….
Quando o assunto for a minha cor
Minha origem meu valor
Eu exijo mais amor
Mais respeito
E Canto por quem me representou
Se posso ser quem sou
Á quem por mim lutou
Agradeço
Saia do modo silencioso
Somos iguais todos os dias
Todos os dias somos iguais”