Pela primeira vez em 26 anos de existência, a Globonews perdeu o posto de líder entre os canais de notícias da TV por assinatura,. A Jovem Pan News foi a emissora que assumiu a linha de frente na terça-feira (22) entre 7h da manhã a meia noite, na faixa horária mais valorizada pelo mercado publicitário, de acordo com os dados consolidados de audiência do Painel Nacional de Televisão.
Conforme dados obtidos pelo TV Pop, a Jovem Pan News finalizou o dia com 0,6 ponto de média, assegurando a preferência de 1,2% dos televisores sintonizados nas casas que consomem canais pagos nas 15 regiões aferidas pelo Painel Nacional de Televisão.
Na medição, a Globonews caiu para a segunda colocação com média de 0,5 ponto e sintonizada em 1,1% das TVs. A CNN Brasil assume a terceira posição, com média de 0,2 ponto, seguida por 0,1 da Record News e da BandNews TV. Até então, o canal da Globo só tinha perdido para a Record News, quando são considerados os dados de lares apenas com televisão aberta, mas porque é o único que tem modelo híbrido de transmissão, estando tanto na TV aberta quanto nas operadoras de TV paga.
Segundo os dados, a Jovem Pan News assumiu o topo na faixa das 15h, com Prós e Contras, mas após o término do programa Opinião, que termina às 22h30, a Globonews assumiu a dianteira, levando a melhor na média da faixa vespertina, das 12h às 17h59, por 0,5 a 0,4 ponto, e ampliou a distância no horário nobre, com 1,0 a 0,8 ponto de média.
Os desempenhos dos programas “Os Pingos nos Is” (1,6 ponto de média) e do “Jornal Jovem Pan” (1,1 ponto) foram fundamentais para a vitória da novata, que completou um ano no ar em 27 de outubro.
De acordo com os dados, a Globonews só teve a preferência dos telespectadores foi no horário da manhã, das 7h às 11h59, onde marcou média de 0,3 pontos e foi sintonizada por 0,9% dos lares. Nessa faixa, a Jovem Pan News ficou na segunda posição com média de 0,2 ponto e share de 0,5. O melhor desempenho do canal de notícias da Globo foi na edição das 18h, com média de 0,9 ponto.