Nesta quarta-feira (14), a TIM anunciou que fechou um acordo para levar conectividade 4G para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) do Brasil, que fica situada na Península Keller. A base de pesquisa, que foi criada em 1984, conduz estudos relacionados a fontes renováveis de energias, mudanças climáticas, conservação da fauna marinha e outras áreas de interesse científico.
“É com muito orgulho que assumimos essa missão de garantir as comunicações móveis em um local tão importante para a pesquisa”, disse o vice-presidente de assuntos regulatórios, institucionais e comunicação da TIM Brasil, Mario Girasole.
O acordo com a TIM prevê a melhoria da conexão na Estação Comandante Ferraz, ampliando o sinal 4G disponível na base, que possui atualmente um sistema de antenas com sensor inteligente para reduzir o risco de interrupção dos serviços devido ao ambiente local (acúmulo de gelo).
Mario Girasole explica que o projeto, que foi assumido pela TIM após a operação de compra da Oi Móvel, trará benefícios tanto para a base quanto para aqueles que trabalham na estação. “Isso beneficiará tanto o fluxo de informações para a troca de conhecimento e condução das operações quanto a proximidade dos envolvidos na Estação Antártica com seus familiares. Nosso compromisso será transferir o poder das conexões de tecnologia móvel também para esse lugar extraordinário“, acrescentou.
O secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marco Antônio Linhares Soares, comemora o acordo para ampliar a conectividade na Estação Comandante Ferraz, especialmente quando o Programa Antártico Brasileiro está comemorando 40 anos.
“O Programa Antártico Brasileiro está comemorando 40 anos, e ter como aporte uma empresa que acredita em pesquisa como uma contribuição para a comunidade é de grande importância. Estamos confiantes de que nossa parceria com a TIM já é um grande sucesso“, salientou.
Difícil acreditar quando falo com amigos que estão lá trabalhando instalando antenas da starlink para ajudar na comunicação local. Iniciativa voluntária da maioria sem nenhuma informação de ajuda do governo federal.