O CEO da TIM Brasil, Alberto Griseli, afirmou que a expansão do 5G no Brasil é fundamental e deve ser prioridade para todas as operadoras do país. Segundo ele, pelo tamanho do país é necessário um grande investimento.
Griseli falou sobre o 5G durante live feita pela CNN, onde foi entrevistado e questionado sobre a nova rede móvel que ainda está sendo implantada no país.
Outro ponto que o executivo da TIM destacou sobre a internet no Brasil é o fato do 4G já ter 10 anos de implementação e ainda haver lugares onde a cobertura ainda não chegou.
Portanto, mesmo hoje, com o 5G chegando em todas as capitais do país e próximo de chegar a cidades metropolitanas, ainda há muitas outras que dependem de cobertura 3G. Ou seja, há muito que precisa ser feito em relação à cobertura móvel no país.
Sendo assim, Griseli disse que que é preciso aumentar o 4G e ainda explicou mais outra questão importante entre os diferentes tipos de conexões:
“Um dos desafios que nós temos é aumentar a cobertura 4G para chegar em todos os lugares, pois nós consumidores que moramos em São Paulo, Rio de Janeiro e nas grandes capitais esquecemos do 3G. Mas a diferença de performance e desempenho entre 3G e 4G é brutal, e com o 5G não é diferente”, declarou.
O CEO da TIM também pontuou que, assim como qualquer outra tecnologia, o 5G é mais caro e com o decorrer do tempo, conforme for sendo expandido ficará mais barato.
Como já foi mencionado, o 5G está presente em todas as capitais do Brasil. O próximo alvo da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, são as cidades grandes, fora as capitais. Sendo que as operadoras têm o compromisso de levar o serviço para os consumidores, conforme o aval da agência reguladora.