Acidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, já pode operar o 5G, porém ainda não oferece o serviço. Desde o dia 01 de janeiro deste ano a cidade foi liberada para usar a nova internet móvel, mas a população ainda não teve acesso.
O município está na lista das 20 novas cidades a receber o sinal, pois tem população maior que 500 mil habitantes. Sendo assim, seguindo o cronograma da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, desde o primeiro dia do ano, Juiz de Fora passou a receber o sinal 5G.
Contudo, as operadoras ainda não estão fazendo a oferta do serviço de internet de quinta geração e não se sabe o porquê, já que nenhuma delas deu nenhum parecer e nem comunicou quando vão começar.
A TV Integração, que repassa o sinal da Rede Globo na região, procurou as operadoras e recebeu alguns retornos. Veja abaixo o que elas disseram.
O que Claro disse sobre a ativação do 5G em Juiz de Fora
A operadora disse que já ativou o sinal da internet 5G em todas as capitais e está trabalhando na expansão da internet. Disse também que a liberação da tecnologia segue o cronograma da Anatel e conforme a faixa de utilização for liberada eles farão a divulgação das ofertas.
“A liberação da disponibilização da tecnologia segue um cronograma estabelecido pela Anatel e autoridades responsáveis e, à medida que a faixa de 3,5 GHz for oficialmente liberada, a tecnologia chegará gradualmente a novas áreas do país”
A Vivo também foi procurada
A companhia disse que segue o cronograma da Anatel e que a expansão do 4G é gradual e evolui de acordo com as capacidades técnicas da região.
“A expansão da Vivo segue o cronograma do GAISPI e da Anatel de liberação da faixa. Assim como ocorreu nas gerações anteriores, a expansão da rede 5G é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações municipais para instalações de antena”.
A TIM também emitiu uma resposta
Por fim, a TIM também afirmou que segue o cronograma da agência reguladora e que a expansão para essa região está programada para o primeiro semestre do ano.
“Em Minas Gerais, a tecnologia de quinta geração deve começar a expansão para o interior no primeiro semestre de 2023”.