05/04/2025

Ministro do MCom questiona teles sobre o funcionamento do 4G no país

Segundo Juscelino Filho, o ministério e a Anatel têm recebido reclamações de usuários em relação ao funcionamento da rede.

Na quarta-feira (25), Juscelino Filho, ministro das Comunicações, se reuniu com representantes da Conexis Brasil Digital e das operadoras de telecomunicações Telefônica Vivo, Oi, Tim, Algar, Claro e Sercomtel. Em encontro, ministro falou sobre o serviço 4G que está sendo ofertado para os consumidores e sobre a implementação do 5G no país.

Em sua colocação, o ministro falou que o Mcom e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) têm recebido reclamações de usuários em relação ao funcionamento do 4G, em decorrência da chegada do 5G. Ele explica que é “normal” receber queixas sobre o 5G, mas não em relação ao 4G.

Quando a gente ouve que a qualidade do 5G está sendo questionada, temos o argumento de que é uma coisa nova que está sendo implantada. Mas, quando você começa a ter reclamação de que o 4G, que era bom, ficou ruim, aí é difícil de explicar”, relatou o ministro das Comunicações.

Segundo o ministro, vários locais do país estão lidando com essa situação, e que pretende pesquisar a opinião pública sobre o assunto. “A gente vai fazer uma pesquisa de opinião pública sobre isso. E queria estender essa preocupação a vocês, que são responsáveis por grande parte dos usuários dessas tecnologias no país inteiro, para que vocês também busquem fazer um diagnóstico”, finalizou o ministro.

Em seus posicionamentos, a Conexis e as operadoras também apontaram suas preocupações e desafios que enfrenta o setor, citando a carga tributária e os altos impostos. Mencionaram também que o roubo e furto de cabos e equipamentos atinge diretamente os consumidores e pedem avanço da legislação para endurecer as sanções em casos como esses.

Segundo a Conexis Brasil Digital, em 2021, 7 milhões de pessoas ficaram sem conectividade por causa do roubo e furto de equipamentos de telecomunicações. “Este é um tópico que afeta todas as operadoras. Existe um projeto de lei tramitando no Congresso, que aumenta a pena, pune o receptor e retira as multas regulatórias quando a não prestação de serviços está relacionada ao roubo de cabos e equipamentos”, afirmou Marcos Ferrari, o presidente da entidade.

Durante o encontro, foi apresentado ao ministro das Comunicações proposta para o programa Brasil + Digital com base em quatro eixos:

  • Ambiente de investimento e cidadania digital;
  • Ecossistema competitivo;
  • Ambiente de negócios e ambiente de inovação;
  • Equilíbrio tributário e massificação do uso.
ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alisson Mesquita

Difícil acreditar quando falo com amigos que estão lá trabalhando instalando antenas da starlink para ajudar na comunicação local. Iniciativa voluntária da maioria sem nenhuma informação de ajuda do governo federal.

Cidade - UF
Rio de Janeiro