A TV por paga teve uma queda de 7,2% durante 2022, segundo o que foi divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. A entidade divulgou dados sobre diversos setores que ela regula e foi possível notar essa diminuição na televisão paga.
É importante avisar que nestes dados sobre a TV por assinatura não são considerados serviços de canais ligados pela internet, como por exemplo DGO, e serviços de streaming. A agência não tem regulação sobre esse tipo de plataforma, até então.
2022 foi marcado por queda na base da TV paga
O setor fechou o ano com 12,48 milhões de assinantes pagantes. Em 2021 o número foi de 13,46 em 2021. Os clientes do serviço via satélite foram no total de 6,44 milhões e contrato 1,34 milhões de fibra.
Em dezembro o setor perdeu 73 mil assinantes. Porém, em contraste a esses números, em 2021, a queda havia sido bem maior, superior a 10%.
No último ano a maior perda foi da TV a cabo, que saiu de 5,44 milhões de assinantes para 4,69 milhões (uma diminuição de 13%). Já o serviço por satélite saiu de 6,66 milhões para 6,44 (queda de 3%). E a dibra teve a menor variação, foi de 1,35 milhão, para 1,34 milhão.
Operadoras
A Claro caiu de 6,05 milhões de acessos para 5,16 milhões, a SKY foi de 4,11 milhões para 4,04, a Oi por sua vez cresceu, foi de 1,77 milhão de acessos para 1,88 milhão, e a Vivo caiu de 1,114 milhão para 966 mil.
As pequenas operadoras saíram de 419 mil clientes de TV paga para 437 mil. Esses números representam em porcentagem um crescimento de 4%.
A Anatel conta também 1,6 milhão de acessos de TV por assinatura, mas no modo livre via satélite. Sendo assim, a Claro tem 914 mil usuários e a Oi 648 mil.