24/11/2024

Mercado passa a ter nova empresa de rede neutra, a Forte InfraCo

De acordo com a Forte Telecom, a nova companhia possuirá dois modelos de prestação de serviços: Full FTTH e FTTP.

No próximo mês entrará no mercado de telecomunicações uma nova empresa de rede neutra, a Forte InfraCo. A companhia é resultado do processo de conclusão da aquisição da malha óptica de um tradicional provedor de acesso da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ (Censanet) pela Forte Telecom. É planejado que um spin-off dedicado à oferta da rede neutra seja lançado em março.

Sergio Simas, CEO da Forte Telecom, acredita que a empresa pode cumprir um papel de disseminar a banda larga no país. “Acreditamos que para uma empresa de rede neutra cumprir, de fato, o seu papel tecnológico, econômico e social na disseminação da banda larga pelo país, o operador dessa rede deve ser alguém realmente neutro, imparcial, no que tange ao segmento de varejo. Em outras palavras, precisa ter, de fato, isonomia e neutralidade”.

Simas explica que a Forte Telecom é uma empresa que trabalha no tripé atacado/corporativo/governo, pensando soluções para provedores locais e regionais, sendo este último é o que conta com a maior força para entre banda larga no país, com qualidade e suporte incomparáveis

“Entendemos que os modelos de rede neutra existentes no Brasil são desconfortáveis e ameaçam a independência e soberania dos ISPs. Não é saudável um modelo de operação onde grandes players de banda larga segmentam sua infra e ofertam rede “neutra” aos ISPs”, afirma.

Simas explica que o mercado atual construído pelas grandes operadoras, os ISPs dependem operacionalmente de seus principais concorrentes para conseguir crescer, cuja dependência é projetada no cliente, uma vez que é a grande operadora que opera de fato esse clientes no provedor, com acesso físico imediato a todos eles. ”Sem falar das altas taxas de setup cobradas, que chegam a R$ 500mil”, completa.

“Nosso modelo apresenta uma neutralidade real (estratégica e comercial), já que não somos concorrentes dos nossos clientes. A ideia é somar forças para fazê-los crescer, sempre de maneira sustentável e que favoreça a ampliação de suas operações, sem pôr em risco sua independência e autonomia”, completa Simas.

De acordo com a empresa, a rede neutra Forte InfraCo terá dois modelos de prestação de serviços: Full FTTH (Fiber To The Home) e FTTP (Fiber To The Premises). E tem a pretensão de disponibilizar 150 mil Homes Passed na cidade de Campos dos Goytacazes este ano. Inclusive, diz que está em conversa com outras operadoras para ampliar sua presença em novas cidades do Sudeste.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários