O YouTube agora vai focar em TV, podcast e Inteligência Artificial. Quem falou sobre isso foi, durante a última quarta-feira, foi Neal Mohan, o recém-nomeado líder da plataforma.
O novo executivo publicou sua primeira mensagem aos criadores da plataforma. No comunicado, Mohan reforçou o compromisso da empresa em apoiar a comunidade e oferecer mais ferramentas para monetização em 2023.
Além disso, o novo líder do YouTube abordou outras prioridades da plataforma para o próximo ano, incluindo a exploração de inteligência artificial generativa e o lançamento de novos formatos, como Shorts e podcasts, entre outras iniciativas.
Susan Wojcicki saiu do cargo de CEO do YouTube e passou para uma posição de consultoria na Alphabet. Neal Mohan assumiu como líder da plataforma de vídeos, que enfrenta concorrência em várias categorias. Mohan está encarregado de liderar a empresa em meio a esse cenário de tantas plataformas e redes sociais semelhantes entre si.
O executivo recentemente promovido do YouTube divulgou uma carta aos criadores, na qual citou um estudo da Oxford Economics que revelou que mais de 2 milhões de criadores em vários países ganharam o equivalente a um emprego em tempo integral em 2021.
A plataforma de vídeos tem tentado ajudar os criadores a ganhar dinheiro de diferentes maneiras nos últimos meses, incluindo recursos de compras e a divisão de receita de anúncios em Shorts. A empresa também enfatizou que as assinaturas de canais individuais aumentaram 20% em relação ao ano passado, chegando a seis milhões.
Ele também afirmou que pretende que o YouTube tenha uma relação mais próxima com os criadores de conteúdo.
“Também estamos ouvindo os criadores por meio de um maior suporte. No ano passado, mais do que dobramos o número de criadores e parceiros que podem obter ajuda ao vivo por chat ou e-mail. Mais da metade desses criadores está localizada fora dos EUA. Também aumentamos significativamente o número de criadores que têm um gerente de parceiros para dar dicas estratégicas para o sucesso no YouTube”.
O executivo anunciou que está testando novos recursos de streaming como experiência de TV conectada, shorts e podcast.
De olho no crescimento do TikTok, é de interesse da plataforma focar cada vez mais nos vídeos curtos, os Shorts. Segundo Neal Mohan, eles conseguiram 50 bilhões de visualizações diárias com esse formato de conteúdo.
Por fim, o executivo afirmou que em breve os criadores de conteúdo terão acesso a recursos avançados de Inteligência Artificial que vão facilitar a produção de vídeos para a plataforma.